Visitas 128083678 - Online 254

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Meio Ambiente

27/08/2018 11:53:00

Criado pelo SAAE, projeto que substitui copos descartáveis ganha adesão de agência bancária em Vilhena


134.400 copos deixaram de ser destinados ao aterro sanitário

Em Vilhena, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) está realizando palestras de conscientizações e parcerias com empresas privadas para trabalhar em prol do meio ambiente na cidade.

Na quinta-feira, 23, em visita a agência da Caixa Econômica Federal (CEF), foi apresentado o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Vilhena (Plamresolv), através da Lei Municipal 4.125, com o projeto piloto “Adote um Copo”, que visa diminuir custos nas empresas e agências com a compra de copos descartáveis e gerar menor impacto ambiental.

Cerca de 20 servidores da agência bancária ouviram, atentos, sobre os projetos sustentáveis apresentados pela palestrante do SAAE, Sueli Santana Magalhães, diretora do Departamento de Projetos do SAAE. O diretor geral da autarquia, Maciel Wobeto e o diretor de resíduos sólidos,  Sinomar Rosa também participaram da palestra juntamente com a equipe do Departamento de Resíduos.

Na pessoa do gerente da Caixa de Vilhena, Fabiano Sampaio, o projeto “Adote um Copo” ganhou adesão da agência, que se comprometeu através de um Termo de Compromisso em substituir o uso dos copos descartáveis para os copos do projeto.

De acordo com a idealizadora do projeto, Sueli Magalhães, desde janeiro de 2016, quando o SAAE implantou o projeto e substituiu os copos descartáveis por copos em acrílico, entre os funcionários, a autarquia deixou de comprar 50 mil copos ao ano, gerando economia aos cofres público. 

A autarquia fez um cálculo estimado com a quantidade de copos descartáveis que eram usados mensalmente pelos clientes e funcionários, chegando a quantia de 4200 unidades mensais, totalizando até o mês de agosto de 2018 a quantia de 134.400 copos, que deixaram de ser destinados ao aterro sanitário. 
A conscientização da equipe, no início, foi feita com cartazes e palestra sobre o tema. 

O SAAE também divulgadados do tempo que os copos descartáveis levam para se decompor no Meio Ambiente, com palestras nas escolas sobre a importância da reutilização, da reciclagem e compostagemorgânica, com objetivo de que as crianças levam a mensagem para as famílias e amigos para que haja uma corrente de mudanças que atinja a comunidade em que todos estão inseridos.




Fonte: Foto: Divulgação
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.