Visitas 128179247 - Online 313

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Empresas

24/05/2018 10:26:00

Em visita a Rondônia, embaixador da Alemanha vem a Vilhena e elogia qualidade da cerveja produzida na cidade

Empresário que fundou a Haus Bier agradeceu visita do diplomata à fábrica

Pela primeira vez, Rondônia recebeu a visita de um embaixador alemão. Georg Witschel chegou ao Estado na terça-feira,quando almoçou com o governador Daniel Pereira (PSB) e fez um tur por Porto Velho, onde visitou o Museu Marechal Rondon e o busto de Emília Snethlage, cientista alemã que atuou no Brasil por muitos anos e que morreu na capital em 1922.

Ontem, o embaixador visitou a feira de negócios Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná, e depois embarcou para Vilhena. “Visitar o Rondônia Rural Show foi uma das razões da minha vinda ao Estado. A outra foi a de visitar duas cidades com fortes raízes alemãs: Vilhena, onde estamos hoje, e Espigão do Oeste, que iremos visitar amanhã”, explicou Witschel.

O diplomata disse que não tem muita informação sobre o agronegócio rondoniense, mas que se surpreendeu com os números que lhe foram apresentados. Ele disse também que a Alemanha, através da associação de cooperação técnica e do banco de desenvolvimento, apóia o Terra Legal, a fim de cadastrar e dar títulos definitivos aos pequenos produtores que ainda não têm esse documento que traz segurança aos agricultores. “Também apoiamos o cadastro ambiental rural, tudo isso com o objetivo de, por um lado, podermos aumentar a produção de forma a preservar o meio ambiente. Porque se não conseguirmos proteger o meio ambiente, se não conseguirmos lutar contra a mudança climática, todos nós, aqui em Rondônia, no Brasil, na Alemanha e no mundo, vamos perder.”

Em Vilhena, o embaixador fez um tour pela cidade e terminou a visita conhecendo a Cervejaria Haus Bier. “Para mim, foi uma boa surpresa,  porque não almoçamos antes da saída de Ji-Paraná e cheguei aqui com fome e sede, e fizemos uma pequena excursão para conhecer a cidade. Então, aqui encontro uma cervejaria artesanal, com um nome muito alemão. Com uma qualidade de cerveja excelente, e comidas alemãs”, disse, antes de brincar: “Agora, minha barriga tá cheia”. 

O embaixador elogiou a coragem do empresário Hermes Balcon, fundador da cervejaria artesanal. “Cerveja boa, comida boa, esse é um lado; o outro é de um empresário que teve uma ideia, viajou para a Alemanha, comprou um plano, programou esta ideia, este plano, e agora é uma história bem sucedida, já com nove franquias em vários Estados”, disse o embaixador e continuou, referindo-se à franquia criada pelo vilhenense: “Cervejarias que não produzem uma água amarela, mas um bom bier, uma cerveja gostosa, com um sabor diferente, individual, e como bom alemão, como bávaro, eu gosto de uma boa cerveja, e aqui há uma boa cerveja”.  

O empresário Hermes Balcon se disse honrado em receber o embaixador. “Nossa empresa é tipicamente alemã, baseada nos conceitos e preceitos alemães, então, nós nos sentimos imensamente felizes em receber um representante Alemão, que é embaixador daquele país aqui no Brasil, em Vilhena. Isso é fantástico”.

Sobre os elogios do embaixador à cerveja produzida por ele, Balcon disse está honrado pelas palavras ditas pelo diplomata e explicou que a Haus Bier fez uma cerveja tipicamente alemã com alguns traços tropicalizados.

Hoje, além da Haus Bier Vilhena, a cervejaria tem franquias nos Estados de Pernambuco, Pará, Amapá, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Além do embaixador, a comitiva era formada pelo deputado estadual Luizinho Goebel, pelo Secretário de Estado do Meio Ambiente, Hamilton Santiago, que representou o governador Daniel Pereira, e pelo representante da Casa Militar Capitão Tossatti. 

O grupo foi recepcionado em Vilhena pelo agente de viagens Elói Wendland, que por muito tempo atuou como intérprete de empresários locais em visitas à Europa.




Fonte: Folha do Sul
Autor: Rogério Perucci

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.