Visitas 128177753 - Online 280

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Cotidiano

20/07/2018 18:08:00

Empresário mostra início de cratera surgindo em Vilhena e faz alerta para que prefeitura evite novo transtorno


Parte de rua Jandaia, no bairro Cidade Jardim, já foi engolida pela erosão 

O empresário Orlando Rodrigues Eler visitou a redação do FOLHA DO SUL ON LINE na quarta-feira, 18, e mostrou fotos de um trecho da rua Jandaia, no bairro Cidade Jardim, onde uma erosão já engoliu um trecho da via pública.  A reportagem do site esteve no local e percorreu todo o trecho entre a rua 743 e o Igarapé Pires de Sá, onde ela termina, e pode constatar a veracidade da denúncia. 

A vala formada pela erosão já tem, em alguns trechos, mais de 1 metro de profundidade e 3 de largura. O trecho mais crítico ainda não coloca em risco as residências. Mas o empresário, que tem uma chácara na região, se mostrou preocupado com a possibilidade, se nenhuma providência for tomada antes do início do período chuvoso, de o buraco crescer e destruir a tubulação de águas fluviais que foi implantada no local hás alguns anos. 

“Eu temo que aconteça aqui o que aconteceu na cratera ao final da avenida Curitiba, que engoliu a tubulação e parte da galeria construída no local”, disse Eler, antes de concluir: “Eu avisei ao engenheiro que eles iriam fazer outra cratera aqui”, disse.  

Os problemas na região, conta o empresário, começaram quando a vegetação que cobria a área foi retirada para a implantação da tubulação de escoamento das águas das chuvas. O solo arenoso sem a proteção da mata é facilmente arrastado pelas enxurradas que abrem valetas que aumentam rapidamente a cada nova chuva. O exemplo da ação da erosão pode ser visto a bem ao lado, a metros do local da cratera do final da avenida Curitiba que tantos danos, tanto aos cofres públicos quando ambientais, já provocou.

BURACÃO POLÊMICO
O alerta do empresário pode evitar que a cidade passe pelo mesmo transtorno provocado pelo “buracão” iniciado na gestão Rover e que atravessou a administração Rosani Donadon. A então prefeita conteve a erosão, mas ela “renasceu” e precisou ser tapada novamente. Lembre aqui.




Fonte: Folha do Sul
Autor: Rogério Perucci

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.