Visitas 128141627 - Online 331

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

22/12/2018 11:50:00

Empresário reage a aumento do IPTU em Vilhena, critica prefeito e ameaça ir à justiça contra o município


Bagattoli diz que aumento do tributo vai provocardesemprego

Em contato com o FOLHA DO SUL ON LINE, o empresário Jaime Bagattoli, pioneiro em Vilhena e um dos grandes empregadores da cidade, fez críticas ácidas à iniciativa do prefeito Eduardo Japonês (PV), que ao atualizar o valor dos imóveis na cidade, irá aumentar os valores do IPTU, em alguns casos, em mais de 200%.

Bagattoli ressalvou que ainda não avaliou o impacto da medida sobre seus imóveis, mas adiantou que, caso o valor cobrado, como se antecipa através de outros casos parecidos, seja triplicado, entrará na justiça.

O empresário explicou que já andou pesquisando a tributação em outras cidades de Rondônia, inclusive Porto Velho, para fazer um comparativo com o novo IPTU que deverá ser cobrado em Vilhena. E, numa simulação, descobriu que um grande prédio no centro da capital, que hoje paga R$4.600,00 de imposto, seria tributado em cerca de R$ 25 mil se ficasse em Vilhena, pelas novas regras.

Para Jaime, a proposta do prefeito “é equivocada e vai aumentar o desemprego na cidade”. Ele alega que, principalmente na região central de Vilhena, se a tributação dobrar ou triplicar, como se prevê, muita gente vai desanimar de abrir empresas e alguns comerciantes podem até fechar as portas.

Candidato a senador este ano, atingindo desempenho surpreendente em sua estréia na vida pública, Bagattoli garante que sua manifestação contra a alta do IPTU não está ligada a interesses políticos ou eleitorais. “O povo não agüenta mais pagar imposto. E isso atinge principalmente quem tem menos, o que é injusto e sem lógica. Precisamos é de medidas que ajudem a abrir novas vagas de trabalho na cidade”, desabafou.

Ao finalizar seu protesto, o pioneiro deixou claro que, caso se confirmem as previsões, ele está disposto a liderar um movimento para que uma ação coletiva seja protocolada na justiça contestando o reajuste.




Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.