Visitas 6843847 - Online 230

Domingo, 23 de Setembro de 2018

Terra

14/08/2018 10:32:00

Engenheiro agrônomo alerta: arrendamentos de curto prazo limitam produtividade agrícola na região de Cerejeiras


Hugo Dan afirma que modelo precisa ser repensado para beneficiar ambas as partes

O engenheiro agrônomo Hugo Dan, de Cerejeiras, faz um alerta: os arrendamentos de curto prazo estão limitando a produtividade na região do interior do Cone Sul.

Fundador da única estação experimental de pesquisa privada do Norte do Brasil, com sede em Cerejeiras, o agrônomo, que tem um doutorado em Agronomia no currículo, adverte que este modelo de curto prazo de arrendamento de terras precisa ser repensado. “Os proprietários de terras na região de Cerejeiras têm o costume de arrendar por um ou dois anos. Existem exceções. Entretanto, o prazo de um ano, de renovação anual, é um período muito curto. Com este prazo, o produtor que arrendar não se motiva a investir no solo da propriedade. Sem investimentos em calagem, adubação adequada, manejo e cobertura para o plantio direto, o solo vai se deteriorando, limitando o rendimento da propriedade. Isso tem sido observado com muita frequência na região. Estamos preocupados”, afirma Hugo Dan. 

“A sensação que temos é os proprietários e os arrendatários transformaram este mercado em um verdadeiro leilão. Quem paga mais,  leva. Com os cultos altos, elevados riscos e baixos investimentos os números não fecham”, complementa o agrônomo. 

Segundo Hugo Dan, a saída é tanto o arrendatário quanto o arrendador terem consciência de fazer os contratos com prazos maiores e preços mais justos e coerentes. “Assim, todos ganham, tanto o dono da terra, cuja propriedade recebe investimentos em melhoria, quando quem arrenda, que tem uma produção maior, com menor risco. E a região como um todo também ganha, com o aumento da produtividade geral. Queremos conscientizar os produtores rurais sobre esta questão”, finaliza.




Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.