Visitas 128173706 - Online 280

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Saúde

21/06/2018 11:39:00

Macacos com vírus da febre amarela são encontrados mortos em cidade a 180 quilômetros de Vilhena


Coordenação e Vigilância em Saúde de Pimenta Bueno emitiu nota

O setor de Coordenação e Vigilância em Saúde de Pimenta Bueno, município a 180 km de Vilhena, emitiu uma nota destinada à comunidade, na qual afirma que foi detectado o vírus da febre amarela em dois macacos.

Os animais foram encontrados na área rural da cidade. A nota alerta, ainda, que esse diagnostico não traz motivos para pânico, já que há boa cobertura vacinal no município.

Um dos animais foi encontrado na linha 50, no Setor Dimba. O segundo estava na RO 010, na linha 25, às margens do Igarapé Marreta. O comunicado explica que os macacos não transmitem a doença.

VACINAÇÃO
A coordenação orienta, inclusive, que a vacina contra a febre amarela é a principal ação de prevenção da doença. A dose é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (Sus) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O setor de vigilância pede à população que, caso seja constatada a morte ou doença de macacos, não manipulem o animal morto ou doente. É preciso que comuniquem ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da região.




Fonte: Reprodução
Autor: Jaru Online

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.