Visitas 128179874 - Online 308

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Educação

04/05/2018 08:51:17

Pais, alunos e professores participam hoje de consulta para escolher novos diretores de escolas em Vilhena

Educador ameaça professores sendo coagidos em escolas

Em visita à redação do FOLHA DO SUL ON LINE, na tarde de ontem (quinta-feira, 03), o professor Willian Braga, que leciona na escola municipal Martim Lutero, disse apoiar a implantação da “gestão democrática” nos colégios da prefeitura de Vilhena.

O educador explicou que o novo secretário de Educação, Clésio Cássio Almeida Costa, está exonerando os atuais diretores das escolas, nomeados pela prefeita Rosani Donadon (MDB), para que a comunidade escolar escolha seus substitutos.

Willian explicou que a “gestão democrática”, cancelada pela ex-prefeita, sob alegação de que a eleição dos diretores feria a lei, foi somente um pretexto para que as nomeações passassem a ser políticas. “Nada impede que alunos, pais e professores sejam consultados e apresentem sugestões de nomes para comandar as instituições de ensino”, explica Braga.

Pela proposta do atual titular da Semed, os atuais diretores poderiam ser trocados por outros, que haviam sido nomeados politicamente. “Mas o Clésio prefere que a escolha seja feita pela comunidade. Serão três nomes apontados pela comunidade e, destes, um será nomeado pelo prefeito”.

AMEAÇAS
O professor disse que já recebeu denúncias de que professores estariam sendo coagidos a não apresentar seus nomes para participar da consulta popular nas escolas. “Essas ameaças estariam partindo dos atuais diretores, que não querem deixar os cargos. Se os professores que estão sofrendo esta pressão quiserem, levaremos o caso à polícia e ao Ministério Público”.

TÁ NA LEI
Ao defender a a implantação da gestão democrática, que já vem sendo implementada em Vilhena pelo novo secretário de Educação, Willian é didático: “Esta consulta está prevista tanto no Plano Nacional de Educação, quanto na Meta 12 do Plano Municipal, de cuja comissão eu sou presidente”, finalizou.

CONSULTAS NAS ESCOLAS
Nesta sexta-feira, 04, todas as escolas da rede municipal de Vilhena farão a consulta e, tanto os servidores quanto os alunos e seus pais podem indicar os nomes dos diretores. A lista tríplice dos mais votados será encaminhada ao prefeito Adilson de Oliveira (PSDB), que escolherá um deles.







Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.