Visitas 128183630 - Online 312

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Terra

27/04/2018 10:15:30

Com palestras e assessorias, sindicato investe na profissionalização de produtores rurais em Cerejeiras

Agrônomo diz em palestra que noções de custo é essencial para o produtor rural

A propriedade rural é uma empresa. Este é, em resumo, o conceito principal passado aos produtores rurais de Cerejeiras na palestra ministrada por um doutor em Agronomia, Hugo Dan, que fundou a AgroFarm, primeira empresa privada de pesquisa agronômica da região Norte. A empresa fica no próprio município de Cerejeiras.

Na palestra, que ocorreu no Sindicato Rural de Cerejeiras na noite de quarta-feira, 25, o agrônomo falou do ponto de partida para que o produtor rural obtenha ganhos com suas lavouras. “Em primeiro lugar, é preciso conhecer o seu custo. Quanto custa produzir uma saca de soja? A partir desta informação, o produtor saberá qual o preço mínimo pelo qual poderá vender sua produção com segurança e sem prejuízos”.

Clima, mercado, previsões de produtividade de milho e soja nos Estados Unidos e Argentina, a força consumidora do mercado chinês de grãos e de carnes, tudo isso foi tratado na palestra.

A palestra do agrônomo em Cerejeiras ilustra um fato que está ocorrendo no interior do Cone Sul de Rondônia: após a chegada da soja na região, por volta de 2010, os produtores rurais agora passam para uma próxima etapa: a profissionalização da agricultura. Para isso, as entidades que representam os plantadores, como o Sindicato Rural de Cerejeiras, estão investindo em assessorias, palestras, consultorias e em parcerias com profissionais do setor de agricultura para profissionalizar o homem do campo e torna-lo competitivo no mercado moderno.





Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.