Visitas 128124669 - Online 357

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Saúde

06/07/2018 10:14:00

Prefeito faz blitz em hospital junto com vereadores e dispara contra ex-secretário da Saúde de Vilhena: “Mentiu muito”


Ronildo Macedo quer saber onde foram parar R$ 2 milhões liberados para reforma
 
Os vereadores França Silva (PV), Ronildo Macedo (PV), Wilson Tabalipa (PV), Rafael Maziero (PSDB) e Leninha do Povo (PTB), juntamente com o prefeito Eduardo Japonês (PV), realizaram uma blitz em todas as dependências do Hospital Regional de Vilhena na noite desta quinta-feira, 05 de julho. O secretário de Saúde, Luiz Carlos Hassegawa, liderou a visita mostrando as principais deficiências da unidade.

Entre falta de materiais e de espaço físico, o secretário também mostrou as condições precárias de algumas paredes e portas, além da enorme deficiência na questão da iluminação. São várias lâmpadas faltando ou queimadas, além de aparelhos de ar condicionados e chuveiros quebrados.

“É triste ver como está o Hospital Regional, ele não está uma maravilha como a gestão do senhor Vasques, ex-secretário está tentando mostrar. Ele mentiu muito. Teremos que fazer muita coisa aqui, mas a partir desta sexta-feira, todas as salas que tiverem com ar-condicionado quebrado vamos providenciar um ventilador e os chuveiros serão trocados, mas muito mais será feito nas próximas semanas”, avaliou o prefeito.

Outro ponto crítico observado na “blitz” foi falta de planejamento nas instalações. “Temos torneiras de rosca dentro da UTI, um banheiro para deficientes físicos onde não entram cadeiras de rodas e, no Raio-X, não há um banheiro em anexo. Existe uma necessidade de adequações urgentes”, explicou o secretário Hassegawa.
 
REFORMA DO REGIONAL ?
Os vereadores que participaram da visita questionaram as verbas destinadas à reforma do Hospital Regional, entre eles, Ronildo Macedo,  que perguntou para onde teriam ido os quase R$ 2 milhões específicos para reparar a instituição. “Eu me lembro que no primeiro ano, foram colocados aqui quase dois milhões para reformas, mas estamos vendo o hospital com as paredes com mofo, teto caído e vários outros graves problemas”, disse Ronildo.

O secretário Hassegawa ressaltou que está apenas há três dias no cargo, mas até o fim do mês terá um levantamento completo de todas as verbas destinadas ao Regional e onde elas foram aplicadas e passará o relatório ao vereador.

O vereador França Silva ficou indignado com o abandono deixado pela gestão anterior. “A questão aqui são vidas, de repente é um parente seu que pode vir para cá. A situação do Regional está complicada, dos 10 leitos de UTI, mas na realidade temos apenas 6 que realmente funcionam plenamente, e tanta verba foi destinada para saúde, que não sei porque essa UTI não está 100%”, criticou o vereador do PV.

Leninha do Povo disse que foi enganada pela gestão do ex-secretário Vasques. “Sempre falavam e mostravam que estava bem. Não existem coisas que não temos conhecimento técnico como vereadores para saber, é necessário o secretário ou um médico explicar. Agora, com essa visita orientada e com as explicações do secretário Hassegawa, vemos como realmente está”, disse a vereadora.

Maziero e Tabalipa ressaltaram que continuaram a visitar o Hospital Regional para levantar mais deficiências e realizar indicações parlamentares para solucionar estes problemas, e ainda, buscaram formas de colaborar com o Hospital Regional através da iniciativa privada, que com doações pontuais poderão dar celeridade em pequenos pontos.




Fonte: Foto: Divulgação
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.