Visitas 8700986 - Online 221

Domingo, 18 de Novembro de 2018

Meio Ambiente

04/09/2018 12:15:00

Vilhena: alunos de escola pública visitam aterro sanitário, conhecem estruturas, manejo do lixo e trabalho de recicladores


SAAE estimula implantação da coleta seletiva e a práticas de sustentabilidade nas escolas

Uma parceria formada entre o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a MFM Soluções Ambientais está estimulando, ainda mais, a educação ambiental nas escolas locais, através de diversas atividades que buscam conscientizar alunos e toda a comunidade escolar sobre a importância da preservação do meio ambiente.

A MFM Soluções Ambientais responsável pelo aterro sanitário de Vilhena, e que recebe o lixo produzido em outras cidades, é uma empresa terceirizada a serviço do SAAE, que é responsável pela destinação final dos resíduos.

O trabalho do SAAE é promover a educação ambiental no sentido de estimular a implantação da coleta seletiva e a práticas de sustentabilidade nas escolas. Entre as atividades realizadas, estão a formação com coordenadores pedagógicos e professores das escolas para discutir as ações que poderiam ser realizadas e palestras com alunos sobre compostagem, coleta seletiva e outros assuntos relacionados ao meio ambiente.

Após uma semana cheia de palestras na rede municipal de ensino, o SAAE, através do Departamento de Resíduos acompanhou na sexta-feira, 31, a visita dos alunos de dois turnos da Escola Martim Lutero para conhecerem as estruturas do aterro sanitário de Vilhena, com o descarte de lixo, separação dentro da Cooperativa dos Recicladores e as estações de tratamento.

A visita foi acompanhada por professores, pela orientação técnica do gerente do aterro Luiz Guilherme Murakami e servidores do SAAE.

“Na visita, eles aprendem como funciona o aterro, conhecem as células, veem como é feito o tratamento de chorume e como é feito todo o manejo do lixo dentro do aterro sanitário, conhecem também a parte de reflorestamento e as lagoas de tratamento até sua fase final, onde o que era chorume chega a 90 % de pureza”, comentou Luiz, gerente da unidade.




Fonte: Foto: Divulgação
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.