Visitas 129665238 - Online 231

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Educação

18/10/2018 11:40:00

Vilhena perde curso universitário; jornalismo entra “em extinção” e será transferido para Porto Velho


Falta de interessados fez professores recomendarem a medida

Numa realizada nesta semana, na cidade de Ji-Paraná, o Conselho Superior Acadêmico da Unir decidiu declarar “em extinção” o curso de Jornalismo oferecido pela instituição em Vilhena. A graduação funcionava na cidade desde 2002, tendo formado cerca de 150 jornalistas  profissionais.

A idéia de extinguir o curso em Vilhena partiu dos próprios professores de Jornalismo no campus local da Unir. Os educadores alegam que, a cada ano, era menor o número de interessados. A última turma de Jornalismo a ingressar na universidade é do primeiro semestre de 2017. E, segundo avaliação dos professores, neste período, as desistências chegaram a quase 40%.

Como não pode simplesmente interromper a graduação na cidade, a Unir irá manter as aulas para os acadêmicos já matriculados até o ano de 2022. Antes disso, porém, enquanto o curso em Vilhena vai encerrando suas atividades, a mesma graduação passa a ser oferecida em Porto Velho, onde existe maior número de interessados em se formar neste segmento.

Existe um documento da reitoria da universidade federal garantindo que um novo curso, com o mesmo número de vagas, será implantado em Vilhena. O assunto já vem sendo discutido com a comunidade, que apresenta sugestões. Os primeiros levantamentos mostram que terão mais chances de ser instalados os cursos na área do agronegócio.




Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.