Visitas 128154067 - Online 378

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

18/12/2018 11:17:00

Vilhenense cria abaixo-assinado virtual contra reajuste na tarifa de energia em RO e critica aumento do IPTU na cidade


“Se a receita financeira da prefeitura não fecha, que comece por cortar gastos da própria prefeitura”

O Jovem Vilhenense de 25 anos, Sérgio Moraes, criou na última sexta-feira, 15, um abaixo-assinado contra o reajuste na tarifa de energia elétrica autorizado pela ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica), na última semana no Etado de Rondônia. 

A ANEEL autorizou a Centrais Elétrica de Rondônia (CERON), hoje privatizada e sob o comando da empresa Energisa, a subir o valor da tarifa para 27,12% para alta tensão e 24,75% para residencial e comercial. O que resultaria em um aumento geral médio em mais de 25%.

Sérgio explica que, com a desestatização da organização distribuidora em 2018, o comando e, portanto a gerencia de suas políticas estão sob o domínio da empresa privada mineira Energisa. Sendo que os rondonienses têm como memória que o comando ainda esteja sob o domínio da administração indireta do estado. 

O abaixo-assinado já conta com mais de mil assinaturas. E foi criado, segundo Moraes, porque ele considera abusivo e ilegal o reajuste. A iniciativa também visa mostrar a insatisfação dos rondonienses à empresa de gestão da distribuição da energia elétrica do Estado. E, ainda, pedir a autoridades públicas que todas as  providencias sejam adotadas, a fim de barrar aumento.

Para assinar o abaixo-assinado, o interessado deve clicar aqui.

NÃO A APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI QUE ALTERA O CÁLCULO DO IPTU
Sérgio aproveitou para tecer críticas ao projeto de lei complementar de mudança do cálculo do IPTU feito pelo prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês (PV). “Se a receita financeira da prefeitura não fecha, que comece por cortar gastos da própria prefeitura, como: eliminar um percentual dos comissionados; aprovar uma nova base de cálculo para o pagamento das diárias; diminuir altos salários”, enumera o jovem, que concorreu a deputado estadual no pleito deste ano.

Sérgio também aconselha o prefeito a rever outras políticas e gastos internos antes de propor o aumento de tributos. Por fim, o jovem diz esperar que a Câmara Municipal rejeite a proposta e pontua que “o grande problema dos gestores públicos é achar que o aumento de tributos vai resolver os problemas de gestão”.




Fonte: Foto: Divulgação
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.