Visitas 14594002 - Online 277

Segunda-feira, 20 de Maio de 2019

Meio Ambiente

09/04/2019 10:26:00

Agricultor aciona polícia e denuncia crime ambiental que provocou morte de peixes em cartão-postal de Vilhena


Lagoa Azul é um dos pontos turísticos da região

Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 09, um produtor rural procurou a Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) de Vilhena para denunciar um dano ambiental na fazenda vizinha a sua propriedade.

De acordo com o denunciante, o dono da área rural que fica ao lado da sua mandou retirar toda a vegetação e gradear a terra que fica próxima a nascente de um igarapé que forma a Lagoa Azul, um dos pontos turísticos da região. Com as fortes chuvas, houve uma erosão que levou para a nascente muita areia e veneno das lavouras, o que provocou a morte de peixes e poluiu a água da lagoa.

Uma guarnição foi até o local verificar a situação e constatou que realmente há muita areia que desceu para a nascente do igarapé, e ainda que a água da lagoa está escura de lama.

Durante a vistoria, o responsável pelo dano ambiental disse que a água desce com muita força para a lagoa devido a quantidade de chuvas na região, e que estaria cercando a área ao plantar capim nas proximidades da erosão, além de fazer lagoas para contenção e evitar novos danos ambientais como esse que aconteceu.

A perícia técnica irá fazer um trabalho para constatar a poluição da lagoa e outros crimes relacionados. Caso seja confirmada, a Sedam será informada para que sejam feitos os procedimentos administrativos.




Fonte: Folha do Sul
Autor: Jéssica Chalegra

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.