Visitas 17467851 - Online 244

Terça-feira, 23 de Julho de 2019

Terra

26/03/2019 10:25:00

Com agricultura familiar forte, um dos menores municípios do Cone Sul também se destaca na produção de soja


Pelo menos 45% dos moradores vivem no campo

Dotado de uma beleza natural ímpar e uma agricultura familiar fortalecida, o município de Cabixi também tem uma forte vocação para a soja. A colheita do grão está em sua fase final no município.

Segundo dados do governo estadual, existem 134 propriedades rurais que cultivam soja em Cabixi e o município produz cerca de 70 mil toneladas do grão por safra, em um total de 5.500 hectares plantados.

O cultivo de soja no município, no entanto, não provocou êxodo rural, ao contrário do que houve em outros municípios. Cabixi, com 30 anos de emancipação, tem metade de sua população na zona rural. Pelo menos 45% dos moradores vivem (e produzem) no campo. Além da soja, a produção de gado de corte e de leite, o urucum e até inhame fazem parte da economia rural cabixiense, que ainda guarda uma forte agricultura familiar.

Cabixi tem, atualmente, 6.313 moradores, segundo o IBGE. A cidade fica a 40 quilômetros do majestoso rio Guaporé e o município tem 30% de seu território formado por solo montanhoso, fazendo divisas com os municípios de Colorado, Cerejeiras e com o Estado do Mato Grosso e a Bolívia.




Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.