Visitas 14627794 - Online 198

Terça-feira, 21 de Maio de 2019

Geral

14/03/2019 10:11:00

Após perder 2 dos 4 filhos com microcefalia, vilhenense luta para receber benefício, mesmo com decisão judicial a favor


“Não sei mais o que fazer. Vão esperar as minhas filhas morrerem também?”

Mãe de quatro crianças com microcefalia, a dona-de-casa Josemara Ramos Alves já teve seu drama relatado em reportagens do FOLHA DO SUL ON LINE. Num delas, a vilhenense foi excluída dos inscritos para receber uma casa popular, mas acabou sendo contemplada com o imóvel por determinação da justiça.

Atualmente, a jovem de 28 anos vive outra situação igualmente trágica: tenta receber do INSS em Vilhena o valor de Benefícios de Prestação Continua (BPCs) já autorizados judicialmente. Mesmo com a ordem da Justiça Federal para que o órgão pague o débito às crianças, ela não consegue colocar a mão no dinheiro.

Em agosto do ano passado, em entrevista ao site, logo após a perda de dois dos filhos doentes (lembre aqui), Josemara se queixou da morosidade do INSS em conceder o BPC para que ela pudesse cuidar dos outros. Meses depois, já em dezembro, ela procurou a Vara Federal, que ao analisar o caso, deu dez dias para que a entidade previdenciária liberasse os benefícios. Leia aqui a sentença na íntegra.

O magistrado que analisou o pedido determinou que três dos pequenos vítimas de microcefalia passassem a ser auxiliados, já que apenas a irmã deles, com a mesma doença, recebia a “pensão”. Dois dos beneficiários já estavam mortos, mas o juiz decretou que o INSS pague o BBC da data da ação até o falecimento deles.

Desde então, a dona-de-casa peregrina de repartição em repartição, pedindo que lhe paguem, pois pretende usar o dinheiro para tentar manter vivas as duas meninas sobreviventes. “No INSS eles falam que não chegou nada e eu não sei mais o que fazer. Vão esperar as minhas filhas morrerem também?”, questiona.




Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.