Visitas 128171627 - Online 260

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Terra

08/02/2019 10:38:00

Apresentando inovações da ciência, dias de campo atraem produtores e profissionais do agronegócio em Cerejeiras


Hotel fica lotado em eventos organizados por empresas do setor de agricultura

Os chamados dia de campo têm sido a principal atração econômica do setor de agricultura neste início de ano em Cerejeiras. No mês de janeiro, por exemplo, esses eventos realizados pelas empresas do setor de agronegócio têm conseguido atrair visitantes, tanto da região quanto de fora.

A programação de um dia de campo é mais ou menos a seguinte. Um grupo de pesquisadores, quase sempre engenheiros agrônomos ligados às empresas de insumo agrícolas e as “trades” (companhias que compram grãos dos produtores rurais) fazem exposições de suas tecnologias na agricultura. No evento são expostos os últimos avanços para combate a doenças e plantas daninhas nas lavouras, por exemplo. Também são expostas novas variedades de sementes e de espécies, chamadas de “cultivares”, dentre outros avanços das pesquisas e produtos agronômicos.

Em quase todos os eventos, alguns canteiros, como se fossem microlavouras, são expostos com milho, soja e sorgo, dentre outras espécies, plantados e já produzindo.

A empresa Central Agrícola, por exemplo, realizou o evento denominado“Dia de Campo Top Soja” em Cerejeiras no dia 18 de janeiro. Segundo o gerente comercial da empresa, Robson Rizzon, a programação foi um sucesso. “O Dia de Campo Top Soja é para o agricultor que busca mais conhecimento para produzir cada vez mais e melhor! É um dia de campo técnico, dinâmico e objetivo”, explicou o gerente comercial ao FOLHA DO SUL ONLINE.

O engenheiro agrônomo Hugo Dan, da AgroFarm, empresa de consultoria agronômica em Cerejeiras, explica a intenção deste tipo de evento. “O dia de campo tem como objetivo apresentar as últimas tecnologias referentes ao cultivo de grãos, especialmente da soja, na região de Cerejeiras”, explica. A AgroFarm vai realizar seu próprio dia de campo, o “3º Encontro Tecnológico Safra 2019”, no dia 9 de fevereiro. A foto que ilustra esta reportagem foi do dia de campo da empresa em 2018.

Além das empresas de consultorias e das “trades”, a cooperativa de agricultores com agência em Cerejeiras, a Coopama, que foi fundada em Vilhena, também realizará o evento dela. “Planejamos realizar o nosso dia de campo em breve. Estamos planejando em fazer um evento sobre o milho”, explica o gerente comercial da cooperativa, Cláudio Silveira.

Os dias de campo têm sido tão atrativos em Cerejeiras que até grandes líderes representantes do agronegócio estadual fazem questão de comparecer. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON), Hélio Dias, para citar um exemplo, virá este mês para participar de um dia de campo no município.

Para o presidente do Sindicato Rural de Cerejeiras, Jair Roberto Gollo, estes eventos ajudam na atualização dos agricultores da região. “O dia de campo é um evento que traz ao produtor rural o que há de mais avançado no mercado. Hoje em dia, o produtor precisa ficar antenado e saber os últimos avanços da agricultura. Senão, ele fica para trás”, disse.

O empresário José Ivanildo, proprietário do Hotel Hanami, de Cerejeiras, afirma que os dias dos eventos agrícolas no município recebe muitos hóspedes. “Nos dias de campo de cada empresa sempre há muita gente de fora hospedando aqui. Tem eventos em que o hotel fica com todos os quartos ocupados”, afirma o empresário hoteleiro.






Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.