Visitas 21804393 - Online 216

Terça-feira, 22 de Outubro de 2019

Meio Ambiente

14/09/2019 10:34:00

Coopevi promove Feira do Conhecimento neste sábado e alunos vão mostrar trabalhos sobre sustentabilidade


“Se não fizerem alguma coisa vai ficar muito ruim para todos nós”, comentou a estudante Elisa Martins
 
A Escola Coopevi vai realizar, neste sábado, 14, em Vilhena, a FEICON (Feira do Conhecimento). O evento, que acontecerá das 14 às 17 horas, na própria instituição, terá como foco a sustentabilidade, e todas as turmas irão apresentar trabalhos que foram feitos com materiais reciclados e reaproveitados.
 
De acordo com a coordenadora Geovana Santos, o tema “Sustentabilidade” foi escolhido pela equipe gestora da instituição de ensino, mas cada aluno ficou responsável pelos microtemas e os trabalhos que desenvolveriam. “Primeiro a gente fez um trabalho de pesquisa, para que eles fossem pesquisar os temas que gostariam, e pudessem se conscientizar disso”, disse Geovana.
 
Desde a decoração, aos trabalhos, os alunos utilizaram material reutilizável, para provar que é possível fazer muito e gastar pouco. O objetivo era mostrar que é possível ser feita muita coisa com o que já existe e que pode ter uma nova destinação.
 
O tema do 1º ano do ensino médio é contrário ao das outras turmas. Enquanto as demais falam sobre as formas de preservar o planeja, a turma mostra como o mundo será caso não sejam adotadas medidas sustentáveis. “É como se fosse uma viagem para o futuro, para as pessoas poderem se conscientizar, porque se não fizerem alguma coisa vai ficar muito ruim para todos nós”, comentou a estudante Elisa Martins.
 
Eles prepararam também uma realidade virtual que os próprios alunos criaram, em um equipamento eletrônico, para que os visitantes se sintam dentro de como será a Terra se seus habitantes não começarem a agir de forma consciente.
 
Já os alunos do 8º ano irão apresentar formas de ter uma vida sustentável e prepararam um ambiente todo feito materiais reutilizados. O tema “Vida Sustentável” irá focar em formas de cuidar do planeja, e também abordará histórias de países onde a população já sofre com a fome, e também sobre mercados que passaram a trocar vidro pelo plástico.
 
O 9º ano está trabalhando o tema “Inteligência Artificial”. “É um tema muito atual, que tem recebido investimentos, e a gente está relacionando ele com a sustentabilidade porque está diminuindo o uso de papéis, principalmente pelo uso de sites e códigos, que é mais fácil de ter acesso e ainda é sustentável”, explicou Leonardo Tecchio.
 
Com pinturas pela sala, retratando a natureza limpa e a poluída, os alunos do 1º ano do ensino fundamental irão falar sobre os 5 R’s: reduzir, reciclar, reutilizar, recusar e repensar. Dentro de cada tema, um produto para pensar sobre. Além disso, eles aprenderam sobre a separação do lixo, e os reflexos que isso causa ao meio ambiente.
 
Um robô todo feito de papelão foi produzido pela turma do 4º ano. Os alunos Amanda e Lucas comentaram com a reportagem que tudo foi feito com material reciclado: bonecos com CD, peixe com anéis de latinha, mosaicos com tampas de garrafa, flores com rolo de papel higiênico, e até mesmo a caixa de pizza foi utilizada. Eles contaram terem guardado as coisas em casa, e que pediam para os pais ajudarem. “E é legal cuidar do meio ambiente, assim ele não vai ser agredido e degradado”, disseram.
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Jéssica Chalegra

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.