Visitas 24498942 - Online 204

Sábado, 07 de Dezembro de 2019

Arte e Cultura

08/08/2019 11:39:00

Dono do maior acervo de imagens do interior de Rondônia, repórter fotográfico realiza mostra em Vilhena


“Se os políticos pagassem pelas fotos, estaria assegurada a minha aposentadoria”

Do dia 10 até o dia 18 de agosto, o Park Shopping Vilhena recebe a Mostra Fotográfica Atos e Fatos Retratos - “A História da Migração, Colonização e Desenvolvimento do Estado de Rondônia”, do repórter fotográfico José Luiz Figueiredo Filho, conhecido por todos como “General”.

As imagens escolhidas para mostra, de acordo com General, é uma ínfima parte da sua trajetória de 43 anos na fotografia. “Eu sou do tempo analógico, e tenho tanto filme para digitalizar ainda, que nem sei exatamente o que tenho. Estou abrindo os arquivos e descobrindo agora”, revelou General. 

Bem humorado, General lembrou da época do jornal “Vilhetaço”, tablóide que marcou época na maior cidade do Cone Sul rondoniense e tendo, inclusive, um ramo que frutificou na cidade vizinha e que se chamava Colorataço. “Eu chegava na redação só com as fotos, então era um jornal-legenda”, lembra. Questionado sobre a periodicidade da publicação, se era semanal, ele respondeu assim, em meio a uma risada: “Era de-vez-enquandário; a intenção era ser semanal, mas nem sempre conseguíamos imprimir”, explicou. O Vilhetaço existiu por quase 100 edições. 

Quando o assunto voltou a ser a Mostra Fotográfica, o General disse que essa exibição traz o cotidiano daquela época, com fotos de famílias, eventos, um pouco de esporte, e de instituições como a Aeronáutica e a Polícia Militar. Ele revelou ainda que planeja, para um futuro próximo, mostras temáticas e já adiantou dois temas que estão nos seus planos: a história de Paula Veit, considerada a Miss mais representativa de Vilhena; e o massacre de Corumbiara. “Eu estive em Corumbiara, no local do acontecido. Estive no hospital para onde as vítimas foram levadas. Então eu tenho um bom material sobre este caso”, disse.

Pra terminar, ao citar as inúmeras fotografias de políticos os mais diversos que tiveram um momento eternizado pelas lentes do veterano comunicador, General brincou, dizendo que se eles (os políticos) pagassem pelas fotos, estaria assegurada a sua aposentadoria. 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Rogério Perucci

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.