Visitas 128086503 - Online 280

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

25/04/2019 10:12:00

Em Brasília, deputado Ezequiel Neiva defende regularização fundiária no distrito Vila Neide, às margens do rio Guaporé


Localizado no município de Cabixi, distrito criado há 10 anos enfrenta impasses com Ibama

Proprietários de imóveis no distrito Vila Neide, em Cabixi, no Sul do Estado, estão sendo multados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pressionados a deixarem o local, por estarem em condições de pendências de regularização fundiária. Isso ocorre mesmo o distrito instalado com a aprovação da Câmara de Vereadores. 

Na tarde de ontem (23), o deputado estadual Ezequiel Neiva (PTB), junto com o senador Confúcio Moura (MDB), mantiveram audiência em Brasília, com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), general João Carlos de Jesus. O senador e deputado estadual cobraram solução para os processos de regularização fundiária em Rondônia, que tramitam há anos no Incra. 

O caso da Vila Neide, distrito localizado na margem do rio Guaporé, criado há cerca de 10 anos, conforme o deputado Ezequiel Neiva, é apenas um exemplo do que ocorre em diversos municípios de Rondônia.  De acordo com o parlamentar, o pessoal de lá está sendo quase expulso. “Teve gente que construiu casas, hotéis, fizeram investimentos. Virou um local turístico, e agora o Ibama ta lá, de certa forma, querendo quase que expulsar toda a população desse distrito”, afirma. 

Ezequiel Neiva assevera que a audiência com o senador fortalece a intervenção junto ao presidente do Incra para encontrar uma solução no caso da Vila Neide.  “Temos hoje aqui a companhia do nosso senador da República, Confúcio Moura, que conhece toda essa problemática do Estado de Rondônia, e com certeza teremos um forte aliado com objetivo de resolvermos esse impasse”, finaliza o deputado.




Fonte: Folha do Sul
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.