Visitas 14693922 - Online 212

Quarta-feira, 22 de Maio de 2019

Política

05/02/2019 10:34:00

Em sessão marcada por emoção e sem presença do titular, nova prefeita toma posse em Cerejeiras


Lisete Marth assume o município após a renúncia de Airton Gomes

Numa sessão solene e marcada por emoções, realizada na Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira, 04, a até então vice-prefeita de Cerejeiras, Lisete Marth (PV), tomou posse como titular do cargo, após de Airton Gomes (PP), reeleito em 2016. A carta dele abrindo mão dos dois anos que lhe restavam foi entregue aos vereadores.

Com o auditório lotado, os vereadores, líderes de entidades representativas, secretários municipais e um pastor evangélico participaram da reunião, sentados nas cadeiras de honra. O auditório da Casa estava lotado. A até então prefeita em exercício (o titular já havia se afastado por 60 dias por problemas de saúde) estava sentada na mesa diretora da Câmara. Airton Gomes não compareceu à cerimônia (de acordo com a lei, ele não precisava estar presente).

A sessão solene foi conduzida pelo vice-presidente da Câmara, vereador Valdecir Atílio Kiko (PR), e contou com quatro atos principais. Que são os seguintes narrados nesta reportagem.

No primeiro ato, o vereador Samuka Carvalho (PV) leu, na tribuna e no microfone, a carta-renúncia do prefeito Airton Gomes. No documento, o mandatário alegava problemas de saúde e dizia que sua saída não tem nada a ver com questões políticas ou jurídicas.

Já no segundo ato, o ex-presidente da Câmara de Vereadores durante boa parte dos dois mandatos do prefeito Airton Gomes, Saulo Siqueira (PTB), falou, também no microfone e na tribuna, sobre a pessoa do mandatário que estava renunciando ao cargo máximo do município. “O Airton sempre foi uma pessoa muito forte. Ele não é de desistir. Mas ele nos explicou, a mim e aos demais vereadores, a razão da renúncia, que é a saúde dele, que não está bem. E dá para ver no aspecto físico dele que ele não está bem. Acho que a decisão dele deve ser respeitada”, disse o vereador.

No terceiro ato, o presidente da Câmara, Kiko, deu posse à agora prefeita de Cerejeiras, Lisete Marth. Ela leu o termo de compromisso, assinou o documento e foi declarada, oficialmente, a nova prefeita do município.

E no quarto e último ato, a nova prefeita de Cerejeiras, Lisete Marth, fez seu discurso de posse. No microfone, na tribuna, com um papel na mão, de cabeça meia baixa e aparentando cansaço ou tristeza, Lisete afirmou que o compromisso dela é manter o município andando. “Quero dar continuidade ao que o prefeito Airton Gomes estava fazendo. Mas não farei isso sozinha. Conto com os servidores do município, os cidadãos de forma geral e, principalmente, os vereadores desta Casa. Sem vocês, não conseguirei fazer nada”. Ao término do discurso, Lisete ganhou uma salva de palmas de quase um minuto, com todos se levantando e saudando-a de pé. É uma nova etapa da história de Cerejeiras que estava começando.






Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.