Visitas 15928226 - Online 227

Quinta-feira, 20 de Junho de 2019

Tecnologia

15/01/2019 18:05:00

Estado de Rondônia emitiu mais de 14 mil CNHs Digitais no prazo de um ano

 
Para ter a versão digital do documento, é preciso a versão mais recente da CNH onde consta no verso o QR Code
 
Um ano após lançar o projeto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital, o Departamento Estadual do Trânsito (Detran) comemora o sucesso com a emissão de 14.525 CNHs até o último dia 15, nesta versão. Além de ser prática para o usuário, oferece mais dinâmica ao trabalho de fiscalização e controle do órgão.
 
No âmbito da autarquia de trânsito rondoniense, este é um processo sem volta com a tendência de ser ampliado e melhorado com sistemas de Tecnologia da Informação (TI) mais ágeis e seguros para facilitar a vida do usuário, conforme explicou nesta terça-feira (15) o administrador Hassan Mohamad Hijazi, diretor técnico de Habilitação e Medicina do Trânsito do órgão.
 
Segundo ele, neste momento, o serviço de emissão (acesso ao sistema) está suspenso para ajuste na base nacional (Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro), em virtude da mudança de comando na direção do órgão, que exige um novo cadastramento de seus gestores, o que deve ser feito o mais rápido possível para não gerar prejuízos ao cidadão.
 
Importa destacar que a CNH Digital foi lançada em Rondônia em 15 de janeiro de 2018, um mês antes do previsto pelo próprio Detran, tornando-se neste período a mais importante ferramenta de gestão (fiscalização e controle) e de relação entre o órgão e o usuário, e ainda a mais rápida do País, com mais de 760 mil condutores habilitados.
 
Mohamad falou com orgulho do desempenho do Detran neste projeto, tendo sido o 4º estado do Brasil a adotar o projeto da CNH Digital, que melhorou a dinâmica das práticas administrativas do Detran e propiciou um conjunto de melhorias para o usuário do sistema, com mais agilidade, praticidade e comodidade na produção de todos os atos.
 
A orientação aos interessados na formalização do processo de expedição da CNH Digital se dá por meio do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, na página do Detran, tudo muito simples, rápido e seguro, bastando para isso que o usuário  tenha a versão mais recente da CNH, tirada a partir de maio de 2017, que consta no verso o QR Code, sistema criptografado de acesso de informações.
 




Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Autor: Cleuber Rodrigues Pereira

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.