Visitas 128083027 - Online 242

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cotidiano

10/12/2019 10:10:00

Ex-vereador perde 30 quilos após cirurgia bariátrica e recupera saúde: “a diabetes te mata aos pouquinhos”


Cechinel entrou na sala de cirurgia com 106 quilos, mas hoje ostenta 69
 
Há pouco mais de 90 dias, por questões de saúde, o empresário e ex-vereador José Cechinel, 52 anos, se submeteu a uma cirurgia bariátrica com o objetivo de reduzir peso. O procedimento deu certo e ele perdeu cerca de 30 quilos. Agora, com um novo corpo, Cechinel se prepara para a nova vida que o espera, com mais qualidade.
 
“Eu sempre fui gordinho, e fiz justamente por complicação de saúde, particularmente pela diabetes. Eu era insulinodependente. Eu tive que fazer pela saúde, senão, minha situação se complicaria profundamente”, comentou.
 
Cechinel comentou que o insulinodependente pode ter problemas de rins, coração, articulações e ainda ficar cego. “A diabetes te mata aos pouquinhos. Eu fiz os melhores tratamentos, me restou uma única saída: a bariátrica. É uma das brilhantes saídas que se tem”, completou.
 
Há 6 anos, após descobrir ser diabético, o ex-vereador tentou buscar outras alternativas para o seu caso e queria melhorar seu quadro. Mas,  seu problema só seria resolvido com a perda de peso. Segundo explicou, ele já não tinha células suficientes para um corpo com o seu peso.
 
“Todos nós temos o pâncreas, todos nós temos as células do pâncreas que metaboliza a insulina da diabetes, que regula a diabetes no organismo. Como as células do pâncreas não se regeneram, elas não metabolizam mais o açúcar e morrem. Eu só tenho entre 40 a 60% de células. Um corpo grande, com poucas células. Elas não davam mais conta de metabolizar um corpo de 100 quilos, então a solução seria baixar os quilos para a quantidade de células ser o suficiente”, detalhou.
 
Quando descobriu a doença, o empresário passou dois anos fazendo tratamento médico, e nos últimos 4 se preparou para a bariátrica.
 
 
Ele entrou na sala de cirurgia com 106 quilos, mas, hoje ostenta 69, peso que ele demorou a metade do tempo necessário para alcançar. Mas, antes do procedimento ele fez 52 exames, e a isso justifica o sucesso de sua cirurgia. ”Foi espetacularmente correta. Superei todas as dificuldades, porque não tinha problema nenhum de outra situação”, completou.
 
Além disso, foi necessário passar pelo nutricionista, psicólogo e psiquiatra, porque a bariátrica proporciona ao paciente uma transformação, e é preciso saber lidar com ela. Por isso, todos os profissionais indicados foram consultados antes da decisão final.
 
“Você tem que entender que vai sair de um corpo para outro. Se você comia muito, depois passa a não comer. Hoje foi meu primeiro dia em um restaurante, pesei 120 gramas de comida e foi bastante, deixei no prato”, contou.
 
Para Cechinel, a preparação antes é fácil. Mas, depois é importante que toda a família embarque no objetivo e também participe de dietas que agora, com 25% do estômago que tinha antes, ele precisa seguir.
 
“Fiz um projeto de voltar de 106 para 69 quilos. Nisso, você tem que ter uma dieta rígida, e não inclui só a minha mudança de vida radicalmente. Eu tenho 25% só de estômago e é o suficiente. Não tenho perda nenhuma com essa quantidade e, corretamente alimentado, é o suficiente para esse corpo. Me alimento de duas em duas horas, com comidas corretas. Não como muito, mas como mais vezes. Já pedir 30 quilos em 90 dias”.
 
Agora, usando as roupas de seus filhos, já que as suas não servem mais, o pioneiro não tem mais problemas de pressão, e nem com a diabetes. Além disso, teve uma limpeza no organismo e adquiriu novos hábitos.
 
“Eu não consigo comer mais carne de frango. Algumas verduras que eu gostava, coisas molhadas, já não descem mais; coisas amargas eu não consigo comer mais. É pouco tempo para saber, mas, a gente tem 2 anos de adaptação, e eu estou com 90 dias. Eu estou empolgado ainda”.
 
De acordo com Cechinel, o paciente é informado que a cirurgia apresenta um risco, mesmo que seja pequeno. Ele alerta que é necessário evitar recaídas, ou se entregar a algum vício. “Se você está com o organismo correto, não vai ter problemas. A minha cirurgia foi terminada antes, e eu saí da UTI andando. Mas, sou uma exceção. Fazer a bariátrica é ter amor por si próprio”, finalizou.
 
 
 
 
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Jéssica Chalegra

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.