Visitas 20051396 - Online 377

Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019

Cotidiano

10/09/2019 17:33:00

Índice populacional de municípios continua caindo e já preocupa prefeitos do interior do Cone Sul


Cerejeiras e Corumbiara tem menos gente hoje que há 10 anos

Os municípios do interior do Cone Sul estão diminuindo em números absolutos de habitantes. 

Segundo a última estimativa do IBGE, os municípios de Cerejeiras (FOTO) e de Corumbiara, por exemplo, encolheram de um ano para cá. Aliás, esta queda vem ocorrendo há mais de 10 anos, mas a maior preocupação é que a diminuição populacional continua.

De acordo com os últimos dados do IBGE, a estimativa populacional para Corumbiara neste ano é de 7.391 pessoas. No Censo de 2010, eram 8.783 habitantes. 

Em Cerejeiras, também caiu o número de moradores.

Segundo a projeção do IBGE, neste ano o município tem 16.323 habitantes. Em 2010, eram 17.029 habitantes, quando o Censo foi feito.

A queda populacional já preocupa autoridades públicas dos municípios do interior do Cone Sul. Pelo menos dois prefeitos confessaram, em conversas com fontes do FOLHA DO SUL ONLINE, que estão preocupados. O governo federal considera os dados do IBGE para decidir a quantidade de verbas a serem repassadas para as prefeituras. Quando a população diminui, a verba também cai.

O IBGE faz um Censo a cada 10 anos. O último foi em 2010. O próximo, caso seja mantido o calendário das pesquisas, será em 2020. Mas todos os anos o órgão faz uma estimativa. No entanto, é somente com base no Censo que a definição do montante de verbas para o município é tomada pelo governo federal.




Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.