Visitas 128159818 - Online 355

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cotidiano

12/11/2019 11:32:00

Indígena venezuelano idoso nas ruas de Vilhena: “Nunca imaginei que com 60 anos eu estaria pedindo”


Geronimo Pocaterra, de 60 anos, tentará chegar com a família a São Paulo
 
Há alguns dias, é possível ver nos semáforos de várias regiões de Vilhena, algumas pessoas segurando cartazes com dizeres que, além de pedirem ajuda, ajuda a identificá-las como venezuelanas. O FOLHA DO SUL ONLINE conversou com uma dessas pessoas.
 
A reportagem encontrou Geronimo Pocaterra, de 60 anos, no semáforo localizado no cruzamento da avenida Major Amarante com a rua Ricardo Franco, próximo a Praça Padre Ângelo Spadari.
 
Geronimo começou a conversa explicando que ele é indígena da etnia Warao, e que a vinda para o Brasil foi uma fuga da crise política e econômica pela qual passa a Venezuela. Revelou que, além dele e de sua família, milhares de indígenas de outras etnias deixaram a Venezuela em busca de melhores condições de vida.
 
O venezuelano contou que chegou ao Brasil em agosto. Revelou que passou por Pacaraima, município do extremo norte de Roraima, e que tem sido a principal entrada de imigrantes venezuelanos. Lá, ele e a família ficaram em um abrigo. Depois foram para Manaus (AM), onde também permaneceram em abrigos. Sem conseguir trabalho, Geronimo decidiu entrar ainda mais no Brasil e, de Manaus, veio com a família para Porto Velho e depois para Vilhena aonde, segundo ele, chegaram dois dias atrás.
 
Geronimo disse que ele e sua família estão abrigados temporariamente em uma casa “cedida”, mas, segundo relatou, não têm colchões, e precisam de roupas e comida. Ele revelou ainda que não tem documentos brasileiros, como carteira de trabalho, por exemplo. “Muitos de nós estão indo para são Paulo”, disse o homem, dando a entender que o Estado mais rico do Brasil deverá ser o seu destino também.
 
No momento da despedida, Geronimo ainda disse: “Nunca imaginei que com 60 anos estaria pedindo”.
 
 
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Rogério Perucci

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.