Visitas 128118888 - Online 349

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Geral

17/05/2019 10:21:00

Mesmo com energia elétrica em casa, agricultor não abre mão de lampião a gás em área rural de Corumbiara


Vereadora fotografou objeto em uma visita o sítio

Para quem nasceu depois da década de 1990, aqui vai uma explicação: nem todo mundo usava luz elétrica num passado não muito distante. Muitos brasileiros, principalmente nas regiões ruraos, usavam uma luminária chamada lampião. 

Difícil explicar, mas um lampião consistia numa capsula de vidro envolvendo um bico de gás ligado a uma botija pequena, sendo que este bico era envolvo um pedaço de pano chamado “camisinha” (que não era um preservativo).

Na Linha 04, no município de Corumbiara, na casa do agricultor José de Andrade, embora tenha luz elétrica, ele ainda não se abandonou o lampião.

A vereadora corumbiarense Terezinha do Sindicato (PT) esteve na semana passada na casa do agricultor e tirou a foto que ilustra esta reportagem. “Ele usa o lampião em caso de emergência, quando a energia elétrica acaba”, disse a vereadora ao FOLHA DO SUL ONLINE.

Na casa do agricultor, a modernidade é bem-vinda, desde que não o obrigue a abrir mão das relíquias do passado, que lhe pode ser útil num momento de emergência.






Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.