Visitas 24578859 - Online 219

Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019

Arte e Cultura

25/10/2019 11:07:00

Com presença de deputada e vereadora indígena nascida em Vilhena, Nambikuaras promovem evento e se organizam no MT


Engenheiro agrônomo que já morou em Cerejeiras foi um dos organizadores do evento
  
Aconteceu entre os dias 09 e 11 de outubro, na Aldeia Barracão Queimado, Terra Indígena Nambikwara, município de Comodoro, no Mato Grosso, o I Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentável dos Povos Indígenas Nambikwara: “Construindo Hoje, o Futuro que Queremos”. O evento foi realizado por uma parceria entre a Associação de Jovens Indígenas Nambiquaras (AJINA) e as associações APINETA, Acim Yucotindu e KOLIMACE.
 
Cerca de 250 lideranças e aproximadamente 20 grupos, além de autoridades políticas e representantes de instituições parceiras estiveram presentes. O objetivo do fórum foi promover debates para a construção do “Plano do Futuro Nambikuara”. As propostas foram apresentadas a partir da realidade e especificidades de cada subgrupo dos povos e das terras Nambikwara.
 
“O plano foi construído democraticamente pelos povos Nambikwara, e possui propostas sociais, culturais, econômicas e ambientais de curto, médio e longo prazo, que irão melhorar a qualidade de vida e promover inclusão social”, disse o engenheiro agrônomo Vagner Meira, ex-morador de Cerejeiras e organizador do evento.
 
Na ocasião foram entregues documentos para o prefeito Jefferson Ferreira Gomes e ao representante da Câmara de Vereadores de Comodoro, Wender Bier. Foi entregue também o Plano do Futuro Nambikwara, juntamente com dois projetos de lei municipal, que criam o Conselho Municipal dos Povos Indígenas e o Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável dos Povos Indígenas.
 
A deputada federal Rosa Neide (PT), esteve presente no evento, e comunicou a destinação de uma emenda parlamentar para a aquisição de uma patrulha mecanizada e mudas de espécies frutíferas, para apoiar a implantação de roças e quintais agroecológicos nas aldeias indígenas.
 
O evento contou também com a presença da vereadora de Comodoro,  Érika Negarotê (PRB). A parlamentar indígena, que nasceu em Vilhena, é a primeira mulher da etnia Nambiquara a se eleger para um cargo público (veja aqui).
 
Ainda foram realizados palestras, oficinas de planejamento participativo, aprovação das propostas do plano, apresentações culturais, atividades esportivas, exposição de artesanatos, comidas típicas, e reunião de avaliação do evento.
 
A realização do evento contou com o apoio de várias instituições, como Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, UNEMAT/FAINDI, FUNAI, MPF, SAI, FEPOIMT, SESAI/DISEI, CTA/MT, STR de Comodoro, COOPERMAF e SENAR/MT.
 
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Jéssica Chalegra

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.