Visitas 128171393 - Online 255

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Terra

07/12/2019 12:48:00

Com a presença de produtores, cooperativa lança programa para aumentar produtividade agrícola na região de Cerejeiras


Programa Copama+10 não terá custos para cooperado da instituição
 
Com a presença de um grande número de cooperados, a Cooperativa Mista Agroindustrial da Amazônia (Copama) apresentou o Programa Copama+10 na noite desta sexta-feira, 06. O evento aconteceu em Cerejeiras, no posto de atendimento 01.
 
Na programação, foram apresentados os detalhes do Programa Copama+10, uma iniciativa que tem por objetivo potencializar a geração de renda do produtor cooperado. O termo “+10” do nome do programa se refere à meta de elevar em 10 sacas de soja e milho por hectare pelos próximos cinco anos dos produtores cooperados participantes da iniciativa.
 
O Programa Copama+10 será executado pela AgroFarm, uma empresa de consultoria agronômica situada em Cerejeiras, sob a liderança do engenheiro agrônomo Hugo Dan, doutor em Agronomia e que já executava um trabalho de consultoria com diversos produtores rurais da região.
 
Para executar o Programa Copama+10, a equipe da AgroFarm contará com estruturas de apoio, como veículos, além de um campo experimental para as pesquisas em cultivares, sementes, fertilizantes e químicos. Os resultados destas pesquisas serão divulgados publicamente pela Copama, em todas as safras.
 
Está incluso também no Programa Copama+10 um projeto de armazenamento adequado de sementes, para evitar a perda de vigor e germinação delas. Este fato está baseado em pesquisas científicas feitas pela AgroFarm sob encomenda da Copama.
 
No evento, o presidente da Copama, Fabio Andreazza, destacou que a missão da cooperativa é gerar renda para o produtor. E destacou ainda que o Programa Copama+10 não terá custos adicionais para o cooperado.
 
O diretor financeiro da Copama, Giandré Passeri, fez a apresentação da estrutura tecnológica do Programa Copama+10, incluindo um site onde o produtor irá acompanhar o desempenho do programa e as informações necessárias para a atividade agrícola.
 
De igual forma, o diretor comercial da cooperativa, Paulo Henrique Maroneze, destacou que o Programa Copama+10 terá como característica, entre outras coisas, a proximidade com o produtor cooperado.
 
O executor do Programa Copama+10, Hugo Dan, também falou no evento, destacando a responsabilidade da AgroFarm e da Copama em ingressar numa iniciativa como essa. No entanto, como destacou Hugo Dan, ambas as instituições possuem crédito diante do produtor para tal.
 
Veja, portanto, as principais vantagens do Programa Copama+10:
1. Acesso à assistência técnica constante gratuita;
2. Acesso a pesquisas agronômicas regionalizadas, feitas de forma independente, sem qualquer tipo de interferência nos resultados;
3. Independência dos agrônomos em recomendar o produto mais adequado, seja ele vendido pela Copama ou não;
4. Acesso a uma gestão de armazenamento de sementes que evita a perda de germinação e vigor;
5. Acesso a aplicativos e sites com informações atualizadas 24 horas por dia;
6. Troca de experiências com outros cooperados, com acesso a informações compartilhadas de modelos de produção;
7. Plantão de dúvidas em dias úteis com engenheiros agrônomos exclusivos do programa;
8. Monitoramento das lavouras realizados semanalmente;
9. Acesso ao mercado por meio de um grupo forte de cooperados;
10. Retenção de renda para a sua região, onde a sua futura geração certamente vai viver.
 
A iniciativa da diretoria da Copama, juntamente com o Conselho de Administração da cooperativa (CONSAD), mudará a história da agricultura em Rondônia, começando pela região de Cerejeiras. No entanto, vale destacar que a comunidade em geral também será muito beneficiada, pois a renda gerada pelos produtores vai girar no mercado local, proporcionando a criação de mais renda e emprego, num ciclo virtuoso em que tem a responsabilidade comunitária como vetor principal, o que é a marca do cooperativismo.
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.