Visitas 130930748 - Online 251

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Arte e Cultura

28/06/2019 09:15:00

Projeto escolar sobre a história de Vilhena tem participação de pioneiros e presta homenagem a escritor


Historiador e escritor Júlio Olivar já foi secretário de Estado da Educação

A Escola Municipal “Felipe Rocha de Lima”, de Vilhena, realizou ontem (quinta-feira, 27), o projeto “Um viagem pela história de Vilhena, o lugar onde vivo”, com alunos das quintas séries A e B. A abertura ocorreu às 8h no auditório da prefeitura, com a presença da vice-prefeita Maria José da Farmácia (PSDB) e da secretária municipal de Educação, Vivian Repessold, dentre outros.

Os pioneiros vilhenenses Úrsula Daltoé (empresária), Vitório Abrão (primeiro prefeito eleito do município) e Dora Mendes (ex-vereadora) foram convidados especiais e se dirigiram às crianças, que ouviram atentamente os depoimentos com histórias de vida que se fundem com a formação do município.

Em seguida, as crianças visitaram o prédio histórico da Universidade Federal de Rondônia, onde funcionou a prefeitura do Município no início da década de 1980. De lá, os estudantes foram levados de volta à escola, onde houve exposições de fotografias antigas, poemas e desenhos; os alunos também prestaram homenagem ao escritor Júlio Olivar. Por sua vez, Olivar sorteou livros, cantou o Hino de Rondônia junto com as crianças e recebeu o carinho de alunos e professores, que trocaram informações sobre a memória vilhenense.

As crianças estudaram em sala a biografia de Júlio Olivar e viajaram através de suas obras que valorizam, sobretudo, a história de Rondônia. Acolhido pela comunidade escolar com muito respeito e carinho, o escritor ficou encantado e elogiou a iniciativa dos educadores de trabalhar, em sala, a literatura e o conhecimento acerca da historiografia regional. Olivar agradeceu, principalmente, a professora Josy Mary Mendes, idealizadora do projeto, e às demais educadoras envolvidas.

O carinho ao autor foi tanto que ele recebeu dezenas de cartinhas dos alunos, o que o emocionou. “Em tempos de internet, comunicação rápida, é muito significativo ver que os livros encantam crianças na faixa etária de dez anos, que leram as obras e minuciaram detalhes do processo produtivo e sobre minha pessoa. Muito obrigado à escola, à diretora Patrícia Valéria Ferreira da Silva”, disse o mineiro radicado em Vilhena, que já foi secretário de Estado da Educação em Rondônia.




Fonte: Foto: Divulgação
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.