Visitas 128180023 - Online 302

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Educação

07/03/2019 08:41:00

Projeto de vereador vira lei em Vilhena e escolas municipais ganham autonomia para aplicar verba federal


Samir disse que burocracia atrapalhava uso de recurso repassado pelo MEC

O vereador Samir Ali (PSDB) visitou o FOLHA DO SUL ON LINE para explicar a implantação, já neste ano, de uma iniciativa sua que irá melhorar o funcionamento das escolas municipais de Vilhena. O parlamentar apresentou um anteprojeto, transformado em lei, que garante o repasse de uma verba federal para a manutenção das instituições de ensino.

Pela proposta de Samir, o recurso do Ministério da Educação, que chega à Semed de Vilhena, deve ser enviado para as escolas, a fim de custear despesas cotidianas, como reparos e a aquisição de material de consumo. O dinheiro já começou a chegar aos colégios, e é gerido pelas direções, com a fiscalização dos Conselhos Escolares.

“Era comum faltar papel higiênico e até material de limpeza em escolas municipais. Havia o recurso, mas a burocracia impedia a compra. Com o dinheiro sendo repassado, nenhum colégio precisará mais enfrentar tal situação”, argumenta Samir.

De acordo com uma mudança feita pela Semed no projeto do parlamentar tucano, os repasses a serem feitos nunca ficarão abaixo dos 5% a que escola tem direito. A verba, inclusive, é calculada de acordo com o número de alunos da instituição contemplada.

Samir revelou que este é o segundo projeto de sua autoria que tem “grande impacto positivo na educação da nossa cidade, um segmento que prometi abraçar desde de que me elegi”. A outra matéria é a “gestão democrática”, que permite a eleição direta de diretores.

Ao finalizar, o edil agradeceu: “Só estamos conseguindo esses avanços graças à abertura que nos é dada pelo secretário de Educação, Clésio Costa, e o prefeito Eduardo Japonês”.




Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.