Visitas 128083502 - Online 244

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Educação

08/05/2019 09:36:00

Secretaria de Educação apresenta primeiros resultados de programa de formação de educadores em Cerejeiras


Especialista de nível internacional foi contratada para executar o projeto

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMED) de Cerejeiras realizou, na tarde de segunda-feira, 06, no auditório da Câmara Municipal, uma apresentação dos primeiros resultados do Programa Formação Continuada, realizado com educadores do município, que está em execução há cerca de dois anos.

Com a presença de autoridades políticas e religiosas, de educadores e representantes da sociedade civil organizada, o evento teve a intenção de apresentar o andamento e os primeiros resultados obtidos com o Programa de Formação Continuada, que foi implantado em Cerejeiras pelo poder público municipal na gestão do prefeito Airton Gomes (PP) e que continuou na administração da prefeita Lisete Marth (PV).

A pesquisadora e doutora em Educação Marta Chaves, que está à frente do Programa de Formação Continuada de Educadores, fez uma apresentação do projeto. Ela é uma pesquisadora da Universidade Estadual de Maringá (Paraná) e uma das mais renomadas especialistas em Educação no Brasil. Nos congressos educacionais com os maiores intelectuais da Educação que ocorrem todos os anos na Rússia, por exemplo, Marta Chaves é a única brasileira no evento, representando não só o Brasil, mas toda a América Latina.

Na apresentação, a pesquisadora falou sobre a Educação. Ela disse: “Países como Coreia do Sul, Alemanha, Israel e Japão são muito desenvolvidos. Mas qual a razão do desenvolvimento destes países? Numa só palavra: Educação”, disse Martha Chaves. “Mas como é feito isso? Bom, nesses países, é feito da seguinte forma: investimento na formação do professor e nos recursos pedagógicos”, explicou.

Dentre outras afirmações, a pesquisadora esclareceu que não é apenas cobrando o professor que a Educação vai melhorar. “Jamais podemos culpar ou responsabilizar o professor pelo fracasso da Educação brasileira. Fazer isso é covardia. A alternativa é oferecer condições melhores para o professor fazer o seu trabalho”, disse a pesquisadora. E disse também não há desculpas, como a origem familiar do aluno, para não se buscar uma educação de qualidade. E disse também que é possível, sim, melhorar o nível da qualidade de ensino em um município como o de Cerejeiras.

A pesquisadora afirmou também que Cerejeiras está investindo num Programa de Formação Continuada e, por isso, tornou-se, até o momento, o único município de Rondônia a manter um projeto como este. “Vocês podem dizer isso com orgulho. O município de Cerejeiras é o único no estado que está executando um programa contínuo de formação dos educadores”.

Uma observação que a pesquisadora deixou bem claro foi em relação à importância dos coordenadores da Educação e dos professores do município de Cerejeiras para o sucesso do Programa de Formação Continuada. 

De igual forma, os gestores públicos municipais de Cerejeiras também têm investido no projeto, como a compra de livros de primeira qualidade, as despesas do Programa de Formação Continuada, dentre outros investimentos, segundo ressaltou Marta Chaves.

A prefeita Lisete Marh (PV), presente no evento, deu uma palavra, reconhecendo a pessoa do ex-prefeito Airton Gomes (PP), que aceitou o desafio de implantar o Programa de Formação Continuada de Educadores. A prefeita afirmou também que estava emocionada por ter o privilégio de fazer parte desta conquista tão importante para toda a sociedade cerejeirense.

A secretária de Educação de Cerejeiras, Zenilda Terezinha Mendes da Silva, também presente no evento, agradeceu o apoio que tanto o ex-prefeito Airton Gomes e a atual prefeita Lisete Marth vêm dando à Educação. E parabenizou e agradeceu todos os educadores pelo desenvolvimento do programa em cada instituição de ensino da rede municipal.

No final do evento, foram apresentadas algumas fotos da execução do projeto.




Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.