Visitas 128171380 - Online 247

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Saúde

02/10/2019 10:59:00

VEJA FOTOS: com zumba, dieta equilibrada e disciplina, dona-de-casa vilhenense perde 30 quilos em um ano

 
“Faz três anos que eu estou conseguindo manter esse peso, e o meu desafio é não desistir”

 
 A dona de casa Cida Von Dentz encontrou na zumba a maneira perfeita de perder peso e adotar um estilo de vida mais saudável. Com uma rotina de exercícios e reeducação alimentar, em um período de um ano ela eliminou 30 quilos, mas, apaixonada pela dança que mudou sua vida, ela continua firme da atividade.
 
Cida foi apresentada à zumba por sua filha, Indiamara, que já praticava a modalidade e é estudante de Educação Física. De início, houve uma resistência por causa da igreja, mas, logo se rendeu. “Eu estava com sobrepeso, tendo problema de saúde, colesterol, diabetes, pressão alta, até para andar estava sendo difícil. Aí, resolvi acompanhar ela”, comentou Cida.
 
Porém, após ter se acostumado, a academia onde praticava o exercício fechou, então a ex-gordinha iniciou a uma saga em busca de um lugar onde se adaptaria novamente. Um dia, enquanto andava na rua, encontrou um panfleto que falava sobre o espaço do professor Gilmar Adolfo, a quem ela hoje demonstra gratidão. Ela resolveu conhecer, gostou, e ficou. “Fomos fazendo e consegui me adaptar. Então, comecei perder peso, de pouco. A cada mês perdia 5 quilos, e com um ano foram 30”, contou. Hoje, ela já está há 4 anos na atividade para manter o peso em que chegou.
 
A rotina é seguida a risca. Até alcançar sua meta, ela fazia quatro horas de aula diariamente, mas hoje faz duas. Cida comenta que, hoje em dia, se não pode ir à zumba, ela pratica outra atividade física. O que não pode é parar. Porém, a alimentação também passou por mudanças. Além de comer de 3 em 3 horas, Cida também cortou alguns alimentos da dieta. A maior dificuldade foi abrir mão do arroz, pelo qual Cida se declara apaixonada, mas ela conseguiu. O apoio da família foi fundamental. Aliás, ao ir a uma pizzaria, ela sempre levava sua fruta e resistia à tentação e comer um pedaço da massa.
 
“Se eu vejo uma torta e ignoro ela, não como um pedacinho, ela vai acabar e não estou nem aí. Mas, se eu comer um pedaço, vou querer comer mais”. Hoje ela se permite a comer doce, mas com moderação. “Procuro nunca repetir prato. Eles são bem organizados, a quantia que eu tenho que comer, e como devagar, sem repetir”.
 
Após conseguir perder os 30 quilos, a dona de casa viu sua vida mudar para melhor. “Me sinto mais feliz. Eu sempre fui feliz, mesmo sendo gordinha, mas não tenho mais TPM, não sinto nem cólica, e a minha saúde é outra. A pressão era sempre alta e hoje ela é 11 por 8; não tem mais problema, é qualidade de vida, saúde, tenho mais disposição e alegria. Tenho consciência de que o desafio é não desistir, não é só perder, perder é mais fácil que manter, e faz três anos que eu estou conseguindo manter esse peso, e o meu desafio é não desistir”, frisou.
 
Cida contou que, quando perdeu seus primeiros 10 quilos, foi a uma farmácia e, lá, mediu sua massa corporal. Quem a avaliou disse que ela estava muito acima do peso, e na situação de uma pessoa que tinha mais de 60 anos. Ela entendeu a crítica como positiva, e saiu de lá com foco em chegar ao seu objetivo. Até hoje ela pensa em encontrar quem a atendeu, para provar que conseguiu.
 
 
 
 
 




Fonte: Foto: Divulgação
Autor: Jéssica Chalegra

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.