Visitas 128132289 - Online 401

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cotidiano

16/07/2019 16:52:00

Vilhena: adolescente dá à luz bebê em vaso sanitário e criança fica dez minutos submersa, mas é salva por Bombeiros


“A criança estava roxa, sem os sinais vitais. Comecei a fazer a técnica da tapotagem”

Uma adolescente de 15 anos deu à luz uma menina dentro do vaso sanitário, em Vilhena. O caso foi registrado na segunda-feira (15). De acordo com o Corpo de Bombeiros, a criança ficou submersa na água por cerca de 10 minutos. Quando os militares chegaram à residência, o bebê prematuro estava sem os sinais vitais, mas voltou a respirar depois de técnicas empregadas pelos bombeiros. A mãe alegou que, após o parto, ficou com medo de retirar a criança do vaso.

Segundo a corporação, uma mulher ligou para o Corpo de Bombeiros e disse que havia uma adolescente em trabalho de parto prematuro. O soldado Luan Palmeira do Nascimento e o cabo Rômulo César Pedro foram até o endereço.

A casa simples não tinha energia elétrica. A garota ainda estava no vaso sanitário, com o cordão umbilical ligado ao bebê. A criança estava submersa na água há cerca de 10 minutos, segundo a jovem. Os militares retiraram a adolescente do vaso e começaram a aplicar técnicas de reanimação no bebê.

“Tinha muito sangue no vaso. A criança estava roxa, sem os sinais vitais. Comecei a fazer a técnica da tapotagem, com dois dedos nas costas, para desobstruir as vias respiratórias. Com isso, começou a sair secreções. Depois, com os dois dedões, fiz a massagem cardíaca, segurando a cabecinha ao mesmo tempo”, explica o cabo Rômulo César.

A adolescente contou que ficou com medo de retirar a criança da água. Ela disse também que estava grávida de sete meses, não havia feito acompanhamento de pré-natal e não sabia o sexo da criança. Na casa, estava um rapaz e uma mulher com a garota.

“Fiz esses procedimentos por 15 a 20 minutos no local, até que ela deu o primeiro espasmo. Continuei fazendo, até que ela começou a respirar pela boca. Na viatura, ela parou de novo e continuei fazendo massagem cardíaca até o hospital. Quando desci da viatura, vi que o bebê tinha voltado à coloração normal”, relatou o cabo.

De acordo com o Hospital Regional, a menina prematura foi transferida de avião, em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, para Porto Velho, na manhã desta terça-feira (16). A criança foi acompanhada pelos pais.

A assessoria do governo informou que a recém-nascida está internada no Hospital Samar, conveniado do estado. O estado de saúde da criança é estável. O peso e tamanho do bebê não foram informados.

“A criança estava lutando para sobreviver. Fiquei muito feliz de conseguirmos trazer a criança de volta. É um sentimento de dever cumprido. Mas foi Deus. Eu fui apenas um instrumento”, enfatiza o cabo Rômulo César.






Fonte: G1/Cone Sul
Autor: Eliete Marques

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.