Visitas 14695257 - Online 218

Quarta-feira, 22 de Maio de 2019

Geral

09/02/2019 21:15:00

Vilhena: após denúncia de promotor, prefeitura promete reforma e combate a morcegos em posto de saúde


“Os morcegos não podem ser envenenados nem atacados pelos servidores”

Após o promotor Paulo Lermen, titular da Curadoria da Saúde em Vilhena anunciar a instauração de um inquérito para investigar as condições de um posto de saúde na zona rural do município, a assessoria da prefeitura resolveu se manifestar sobre o assunto.

Publicada em primeira mão pelo FOLHA DO SUL ON LINE, a denúncia de Lermen revelava que até fezes de morcego haviam sido encontradas no local. Lembre aqui.

Leia abaixo, na íntegra, a resposta da prefeitura:

Posto de Saúde em Vista Alegre tem reforma agendada e ação de combate a morcegos em andamento

Gestão está ciente de problemas no local desde 2018 e deve resolver problema em breve

Distante cerca de 60 km de Vilhena, o Postinho de Saúde Nossa Senhora de Lourdes, na comunidade Vista Alegre, próximo de Nova Conquista, deverá receber reforma completa e equipes de combate à proliferação de morcegos. A necessidade das ações foram constatadas ainda no início de outubro de 2018, após visita do prefeito Eduardo Japonês e do secretário de Saúde, Afonso Emerick, na localidade. 

“Estamos aguardando as chuvas diminuírem para que as obras de reforma do postinho de Nova Conquista comecem e, posteriormente, a reforma do posto de saúde de Vista Alegre. Estivemos lá em outubro de 2018 e identificamos já as necessidades dessas duas comunidades”, explica Afonso.

O secretário afirma também que tomará medidas para melhorar a limpeza do local, já que morcegos possivelmente estariam se dirigindo ao postinho e deixando resquícios de fezes.

Para sanar o problema, a Secretaria de Meio Ambiente já está conduzindo processo de aquisição de telas protetoras que serão instaladas em escolas, postinhos de saúde e outros órgãos da Prefeitura a fim de evitar a instalação de morcegos e pombos. “Os morcegos não podem ser envenenados nem atacados pelos servidores, por isso precisamos capturá-los para soltura posterior e também temos que isolar o forro desses prédios, para impedir que eles entrem. Esta operação está em articulação com nosso biólogo e vamos realizar em breve”, conta Marcela Rodrigues de Almeida, secretária de Meio Ambiente. 

De acordo com Ana Carla Andreola, coordenadora da Atenção Básica desde janeiro, uma força-tarefa de servidores foi mobilizada no mês passado para limpeza do postinho de saúde de Nova Conquista. “Estamos fazendo a fiscalização em todas as unidades da rede básica. Essa força-tarefa vai trabalhar em conjunto com a Secretaria de Saúde, de Meio Ambiente e de Obras para sanar os problemas mais urgentes no Vista Alegre e outros”, completa. 

2 MIL ATENDIMENTOS
Atualmente a rede de Saúde realiza quase 2 mil atendimentos na zona rural, sendo, em média, 600 consultas médicas, 300 consultas de enfermagem e mais de 1 mil visitas domiciliares realizadas pelos 12 agentes comunitários de saúde (ACS). As consultas médicas são realizadas em 27 locais na zona rural, entres estes lugares cinco postos de saúde fixos, além de atendimentos em associações e igrejas. Isso garante a todos acesso à Saúde na zona rural. 


As equipes de saúde rural oferecem consultas médicas, testes rápidos, coleta de preventivos, pré-natal, testes de glicemia, aferição de pressão e puericultura (acompanhamento de crianças). Composta por um médico, enfermeira, técnico em enfermagem, um motorista e coordenador, as equipes ajudam a evitar que casos simples se desenvolvam nos pacientes, atuando como conscientizadores também.

Relembre aqui a visita do prefeito Eduardo Japonês e do secretário Afonso à localidade.





Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.