Visitas 128140499 - Online 320

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Arte e Cultura

15/11/2020 10:40:00

ASSISTA VÍDEO: com apoio de voluntários de teatro, detentos participam de projeto cultural na cadeia em Cerejeiras

 
Detentos vencedores de concurso cultural ganharam livros de poesia
 
Seis apenados da Cadeia Pública do Município de Cerejeiras participaram de um projeto cultural desenvolvido por um grupo de teatro local.
 
A iniciativa, chamada “Projeto Alforria”, foi desenvolvida pela Companhia de Teatro de Cerejeiras (COMTECER) em meados deste ano, que, na Cadeia Pública, contou com o apoio do Conselho da Comunidade na Execução Penal de Cerejeiras.
 
O projeto consiste basicamente no seguinte: os Reeducandos de Cerejeiras foram convidados a desenvolver uma apresentação de livre escolha, que foi gravada em vídeo pelo Diretor de Segurança, com um dos temas presente nos poemas pré-selecionados pela COMTECER que são: “O Navio Negreiro”, de Castro Alves; “O Bicho”, de Manuel Bandeira; “A Valsa”, de Casimiro de Abreu e “Psicologia de um Vencido”, de Augusto dos Anjos.
 
Em um dos vídeos gravados, dois detentos trabalharam o poema “O Bicho”. Um deles encena o “bicho”, ou seja, um ser humano na condição de mendicância, e o outro proclama a obra, na condição de poeta, por assim dizer. No final, um dos reeducandos faz uma breve reflexão sobre a situação humilhante à qual muitos seres humanos estão submetidas nas ruas das cidades brasileiras, especialmente nas metrópoles.
 
O objetivo da participação dos presos no Projeto Alforria é despertar o senso artístico nos reeducandos e, através da arte, oferecer mais recursos culturais para o resgate social de um ser humano (e que não é um bicho) que precisa retornar para o convívio social.
 
A premiação dos detentos foram livros de poesia. A lista dos classificados no projeto foram os seguintes:
1° Lugar / Rogério Gomes Garcia e Sebastião Guardia De Moura
2° Lugar / Cleiton Gonçalves Santos e Willyan Barbosa Lima
3° Lugar / Ismael Pereira.
4° Lugar / Marcelo Alexandre Oliveira Dos Santos
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.