Visitas 27031651 - Online 221

Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2020

Geral

13/01/2020 17:04:00

AVANÇANDO DE RÉ: em crônica, pastor usa história de idosa para falar sobre caminhar para frente


Luciano Breder
 
Ela tinha 93 anos quando a conhecemos. Muito lúcida, de um bom humor invejável, declamava longos poemas de cor, sem errar provando que sua memória é de uma adolescente. Minha esposa e eu ficamos por longo tempo nos olhando frente a frente, encarando um ao outro, olho no olho, enquanto ela declamava um poema chamado “O Olhar”. Que momento especial para nós dois! A sua debilidade está no corpo, pernas frágeis e sem firmeza, por isso não se aparta da sua bengalinha.
 
Essa preciosidade nós conhecemos lá em Minas Gerais, onde existem muitas coisas especiais, não querendo ser orgulhoso.
 
Meu sobrinho me disse que certo dia a encontrou na escadaria do prédio onde mora e ofereceu para ajudá-la a subir. Ela então lhe respondeu: - Obrigada meu filho; eu não estou subindo, e sim descendo. – Mas a senhora está descendo de marcha à ré? – Sim, respondeu ela. Porque a mão esquerda, que preciso para segurar no corrimão está machucada, então eu me seguro com a outra e desço de ré. – Então a senhora sobe de frente e desce de marcha à ré? – Sim, é assim que faço.
 
Minha esposa e eu nos apaixonamos pela criaturinha simpática, assim como todos os que a conhecem se apaixonam por ela.
 
Sabem, queridos, isso me fez pensar sobre algo importante: muitas pessoas, assim como a nossa anciã, querem chegar a algum lugar, a um destino, mas andando para trás, andando de marcha à ré. Muitos estão frustrados porque se cansam, se esforçam, se esgotam e só conseguem chegar com extrema dificuldade, muito vagarosamente, e  muitas vezes nem chegam. Estão caminhando de forma errada, ao contrário do que deveriam. O correto é caminhar de frente, olhando adiante. Os árbitros de futebol, que às vezes andam e correm para trás para acompanhar as jogadas, pisam na bola, atropelam jogadores ou caem sentados.
 
Amados, espiritualmente falando, é para frente que se olha, é mirando o alvo que se caminha. Lemos na Palavra de Deus em Fp. 3:13,14: “...esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. Caminhar com Jesus, ao lado do Senhor não é caminhar sem direção e muito menos andar para trás, retroceder, pelo contrário, como diz a Palavra de Deus em Pv. 4:18: “Mas a vereda (caminho) dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”.
 
Caminhar com Jesus, esperando Nele é como lemos em Is. 40:30,31: “Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor, renovam suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”. Andar de lado ou para trás é só para caranguejo ou para a nossa velhinha que precisa fazer isso. Deus nos abençoe.


Luciano Breder é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil.




Fonte: Folha do Sul
Autor: Luciano Breder

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.