Visitas 128166613 - Online 269

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Saúde

31/01/2020 13:17:00

Casal que dividiu taxi com chinês em São Paulo apresenta sintomas de coronavirus e RO registra primeiros casos suspeitos

 
Informação foi passada pelo secretário de Saúde do Estado
 
A Secretaria de Saúde de Rondônia (Sesau) confirmou nesta sexta-feira (31) que há dois casos suspeitos de coronavírus no estado. Os pacientes, um homem e uma mulher, são de Porto Velho. No Brasil há outros casos suspeitos em investigação, conforme o Ministério da Saúde.
 
Segundo o secretário de saúde, Fernando Máximo, o casal viajou no dia 20 de janeiro para São Paulo e lá teria dividido um táxi com um chinês, que estaria tossindo bastante dentro do carro.
 
Após retornar à capital Porto Velho, no dia 26 de janeiro, o casal apresentou sintomas "sugestivos" ao coronavírus e então procurou por atendimento médico na quinta-feira (30).
 
A secretaria informou que coletou sangue dos dois pacientes. Nesta sexta-feira, o casal está fazendo exames para retirada de mucosa (nariz e boca), que serão enviados à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
 
O secretário diz que já comunicou o Ministério da Saúde sobre os casos suspeitos de Rondônia.
 
"Provavelmente esses casos não serão confirmados como coronavírus, mas vamos seguir com todo procolo recomendado pelo Ministério da Saúde. Eles estão tratando em casa, pois é o procolo a ser seguido, e caso não melhorem, serão internados", afirma Fernando Máximo.
 
Máximo também ressaltou a importância de lembrar que para o caso suspeito de coronavírus não é só apresentar os sintomas da doença. "Tem que ter tido contato com algum chinês ou outra pessoa que esteve na China recentemente e está apresentando os sintomas também", diz.
 
A Sesau montou um comitê de prevenção, controle e enfrentamento do coronavírus. "Tivemos algumas reuniões e estamos em contato contínuo com o Ministério da Saúde, com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde", explica o secretário.
 
CASOS SUSPEITOS NO BRASIL
Os dois casos suspeitos de Rondônia não estão na lista dos 9 pacientes que são monitorado pelo Ministério da Saúde.
Os balanços do governo federal e das secretarias estaduais ou municipais podem ter números diferentes. Eventuais divergências ocorrem porque os boletins diários do Ministério da Saúde, que passarão a ser informados diariamente às 16h, se baseiam em informações coletadas até o meio-dia.
 
Segundo o ministério, notificações enviadas após o meio-dia constarão no boletim do dia seguinte.
 
Os casos suspeitos do Ministério da Saúde são acompanhados em Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), Rio Grande do Sul (2), São Paulo (3), Paraná (1) e Ceará (1).
 
 




Fonte: Reprodução
Autor: G1/Rondônia

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.