Visitas 29055266 - Online 209

Sábado, 22 de Fevereiro de 2020

Terra

11/02/2020 17:31:00

Conheça Cascavel, cidade paranaense que foi símbolo da colonização agrícola de Rondônia na década de 1980

 
Saída de paranaenses foi registrada pela revista Veja
 
“Na hora do crepúsculo, dezenas de famílias carregando magras mudanças e um sonho comum invadem a estação rodoviária de Cascavel, a 500 quilômetros de Curitiba. Enquanto comem pedaços de queijo crioulo, os homens permanecem atentos ao fanhoso sistema de alto-falantes que logo vai chamá-los para a viagem rumo ao eldorado dos anos 80: o território de Rondônia”.
 
O trecho acima começava uma reportagem da revista Veja, publicada no dia 24 de agosto de 1980.
 
A reportagem falava sobre o impulso de colonização do então território – mais tarde Estado – de Rondônia.
 
Com esta referencia numa revista de circulação nacional a Cascavel, a cidade paranaense se tornou símbolo do ponto de partida da colonização agrícola das terras rondonienses.
 
A cidade deu ainda a Rondônia um nome forte na política, Acir Gurgacz, hoje senador pelo PDT, e uma empresa que circula todo o estado rondoniense, a “União Cascavel”, antigo nome da atual Eucatur.
 
Atualmente, mais de de 40 anos depois, Cascavel é um centro econômico do Paraná. A cidade é palco do Show Rural Coopavel, um centro universitário, incluindo a FAG, faculdade de propriedade do pai do senador Acir Gurgacz, o empresário Assis Gurgacz.
 
Na atualidade, Cascavel tem mais de 300 mil habitantes. Presente na cidade na semana passada, o FOLHA DO SUL ONLINE pôde notar duas realidades.
 
A primeira é o carinho que o cascavelense tem por Rondônia, sempre com uma expressão que mistura admiração e curiosidade, concluindo com as mágicas palavras: “Eu conheço uma família que foi pra lá”.
 
Já a segunda realidade é que a questão fundiária na região de Cascavel ajuda a explicar os motivos para muitos pequenos agricultores saírem de lá e viram para Rondônia. Lá, o alqueire de terra passa de R$ 220.000,00. Em Rondônia, nos melhores lugares não passam de R$ 70.000,00.
 
 
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.