Visitas 130694166 - Online 271

Sábado, 04 de maio de 2024

Política

03/12/2020 11:15:00

Em cidade de Rondônia, candidata a vereadora passa campanha inteira com número errado e não tem nem o próprio voto

 
Caso inusitado aconteceu na cidade de Guajará-Mirim
 
Uma candidata a vereadora em Rondônia só descobriu, ao votar, que passou todo o período de campanha com o número diferente daquele que foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – e, consequentemente, do que aparece nas urnas. O equívoco aconteceu em Guajará-Mirim, município com mais de 28 mil eleitores aptos a votar. A “vítima” foi a professora Edilamar Quintão Pimentel (PTN), que sequer conseguiu registrar o próprio voto devido ao erro.
 
O número de Edilamar foi registrado como 19.789, mas um erro de impressão de santinhos de campanha com o rosto da candidata mostrava 19.159. Assim, ao ser digitado o número dos panfletos nas urnas eletrônicas, uma mensagem de “candidatura inexistente” surgia.
 
Constatada a situação, a candidata foi reclamar no 1º Cartório Eleitoral do município e foi informada de que nada poderia ser feito. Em entrevista à imprensa local, ela se disse “muito frustrada”, mas que não tinha o que fazer. Segundo o cartório, logo depois do deferimento das candidaturas no município, uma audiência pública foi realizada para que eventuais reparos pudessem ser feitos, mas Edilamar não compareceu à reunião.
 
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), os votos dados com base no número digitado na urna, o mesmo usado pela candidata na campanha, serão automaticamente anulados. Em Guajará-Mirim, 121 candidatos disputaram 11 cadeiras na Câmara Municipal de vereadores, enquanto três disputaram a prefeitura.
 
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.