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Quarta-feira, 21 de Outubro de 2020

Educação

20/09/2020 10:35:00

Escola municipal de Vilhena supera nota estipulada pelo Ministério da Educação e alcança pontuação 7 no IDEB

 
Pais participam ativamente das reuniões e de todos os eventos propostos no ano letivo
 
No início desta semana foram divulgadas as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) referentes a 2019, e  a Escola Municipal de Vilhena, Marizeti Mendes de Oliveira, que atende turmas do 2º ao 5º anos da educação básica, atingiu 7.0. Além de superar a média estipulada pelo Ministério da Educação (MEC), que era de 6.7, a instituição ultrapassou também as médias municipais, estaduais e nacionais.
 
A nota alcançada pela escola levou em conta a aprovação anual, o índice de evasão escolar e o resultado do Sistema de Avaliação da educação Básica (SAEB). A prova foi aplicada para turmas do 5º ano e é considerada como muito satisfatória até mesmo nos países de primeiro mundo, e de acordo com a gestão da unidade, não veio por acaso.
 
Segundo a diretora da escola, professora Fátima Azevedo, a equipe pedagógica tem investido nos últimos anos em diversos projetos e em parcerias que tem como foco principal o desenvolvimento da leitura, que além de ser uma arma valiosíssima no processo de alfabetização, desenvolve a autonomia e a oratória dos educandos.
 
A diretora destacou a acessibilidade que as instituições de ensino estão tendo nos últimos anos com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que além de criar projetos investindo na formação continuada dos educadores, também tem investido em parcerias que levam profissionais da cultura para dentro da escola, enriquecendo o aprendizado através das aulas extracurriculares de capoeira, canto e violão, que tem muito a ver com a pontuação alcançada.
 
A supervisora Maria José também enfatizou o valor das parcerias realizadas com as instituições, entre elas com o  Sebrae e a Cooperativa de Crédito Sicoob Credisul, que certamente alavancou o aprendizado dos alunos, colocando a escola em um patamar de destaque, superando as instituições de ensino estaduais  e se aproximando das particulares, uma vez que, em nível nacional, a pontuação das escolas privadas foi de 7.1.
 
Por fim, a gestão afirmou ter muito orgulho da equipe pedagógica e administrativa, que vem se superando, não só para alcançar a referida nota, como para mantê-la em meio às novidades da pandemia, se reinventando e algumas vezes investindo do próprio bolso, em recursos para tentar manter o nível de aprendizagem das crianças através das aulas remotas com “atividades não presenciais”.
 
“Se tem uma palavra que define esta nota é parceria, tanto com a SEMED e com o Conselho Escolar, quanto com os órgãos privados que sempre contribuíram com a escola, mas principalmente a estabelecida entre a equipe pedagógica e os pais, pois o engajamento das famílias nas ações da escola são dignas de elogios. ‘Nossos pais’ participam ativamente das reuniões e de todos os eventos propostos no ano letivo, tornando o aprendizado um processo democrático no qual todos ganham, e neste momento o sentimento de toda a comunidade escolar Marizeti Mendes é de gratidão por todos que contribuíram para este resultado” concluiu Fátima Azevedo.
 
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Leir Freitas

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