Visitas 128159945 - Online 349

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Saúde

30/03/2020 18:37:00

Governo confirma primeira morte por Coronavírus em Rondônia; vítima era mulher de 66 anos

 
Paciente idosa estava internada no Cemetron, em Porto Velho
 
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou nesta segunda-feira (30) a primeira morte por Coronavírus em Rondônia. A paciente era uma idosa de 66 anos que estava internada no Centro de Medicina Tropical (Cemetron) em Porto Velho.
 
A senhora deu entrada no hospital na noite do sábado (28) com sintomas como tosse e febre, e morreu na madrugada de domingo (29) por complicação no quadro respiratório. O óbito foi atestado como Covid-19, hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus, no entanto o resultado dos exames, testando positivo para o novo Coronavírus, só ficou pronto nesta segunda.
 
A diretoria do Cemetron explicou que a doença foi sinalizada no atestado de óbito para que fossem tomadas as devidas precauções, já que a paciente apresentava um caso suspeito.
 
Segundo a Sesau, a mulher não teve contato com outros pacientes e não viajou recentemente, mas foi colhido o material para o exame de Coronavírus devido os sintomas gripais e a gravidade do quadro. Também foi informado que a Vigilância Sanitária está em contato com a família para orientar o isolamento.
 
CASOS CONFIRMADOS EM RO
•         Ji-Paraná: Paciente de 29 anos, que mora em São Paulo, e que esteve na cidade a trabalho;
•        
•         Porto Velho: Pacientes de 35 anos e 45 anos. Ambos apresentaram sintomas depois de retornarem de viagens;
•        
•         Porto Velho: Pacientes de 39 anos e 36 anos. Os dois são um casal de Porto Velho. O homem foi diagnosticado com a doença após voltar de São Paulo e a mulher apresentou sintomas depois que o marido retornou de viagem;
•        
•         Porto Velho: Paciente de 31 anos. Ela não tem histórico de viagem para outro país com transmissão de Covid-19 nos últimos 15 dias.
•        
•         Porto Velho: Paciente de 66 anos. Ela não tinha histórico de viagens e deu entrada no hospital com sintomas como tosse e febre. A senhora morreu no dia seguinte a internação.
 
  • Jaru: Paciente de 35 anos.
 
 
FALTA DE EXAMES
O estado de Rondônia ficou dois dias sem a realização de exames para detectar Covid-19 em pacientes suspeitos. Segundo a Sesau, o motivo foi a falta dos kits, que deveriam ter sido entregues no início da semana, mas só chegaram no estado neste domingo (29) devido a "instabilidade no fluxo aéreo".
 
Com a chegada dos kits, os testes voltaram a ser realizados ainda neste domingo.
 
 




Fonte: Reprodução
Autor: G1/Rondônia

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.