Visitas 128146812 - Online 359

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Saúde

16/03/2020 18:33:00

Nascido em Cerejeiras, neurocirurgião ganha destaque nos EUA, ao criar dispositivo que facilita cirurgias no cérebro

 
Pais do médico Thiago Albonette Felício ainda residem em Cerejeiras
 
Natural de Cerejeiras, onde sua família mora até hoje, e atualmente morando nos Estados Unidos, o neurocirurgião Thiago Albonette Felício tem desenvolvido, junto com outro médico brasileiro, Daniel Prevedello, um dispositivo para auxiliar no tratamento cirúrgico de sangramentos cerebrais e tumores cerebrais profundos. Thiago trabalha na Universidade do Estado de Ohio, na cidade de Columbus, e Daniel é autoridade mundial na área da neurocirurgia endoscópica da base do crânio.
 
O dispositivo em desenvolvimento já tem registro de propriedade intelectual na instituição de ensino em que o médico cerejeirense presta serviços; agora, o próximo passo será produzi-lo através da indústria da área. De acordo com o médico, os tumores cerebrais profundos são de difícil acesso cirúrgico, e pode haver dano em tecidos normais durante a cirurgia, mas, eles podem ser evitados com o uso do dispositivo.
 
Outros projetos dos dois médicos foram apresentados na 30ª Reunião Anual da Sociedade Norte-Americana de Base de Crânio, que aconteceu entre os dias 06 e 09 de fevereiro, em San Antonio, no Texas. O evento reúne as maiores autoridades mundiais das áreas de neurocirurgia, otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço.
 
Dos trabalhos apresentados, Thiago participou de 11 e ministrou duas palestras, além de apresentar um pôster que recebeu do prêmio “Pôster Destaque”. Ele também é revisor de revistas científicas de sua área.
 
 
As informações ao FOLHA DO SUL ON LINE foi passada pelo sogro de Thiago, o também cirurgião Domingos Montaldi Lopes, pioneiro da medicina nas cidades de Comodoro (MT) e Vilhena.
 
Nascido em Cerejeiras, mas graduado em Cuiabá, o neurocirurgião fez especialização em sua área em Curitiba (PR) e na cidade de Tubingen, na Alemanha. Há 02 anos nos EUA, ele é casado com a também médica Marcela Haiberlin Montaldi Lopes.
 
 
 
 
 
 
 




Fonte: Foto: Divulgação
Autor: Jéssica Chalegra

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.