Visitas 129564496 - Online 331

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Cotidiano

16/10/2020 10:16:00

Com obras comerciais e casas para locação, mercado da construção civil em 2020 cresce mais que nos anos anteriores em Cerejeiras

 
Pedreiro e engenheiro confirmam aumento de novas obras no município
 
A cada quadra, uma nova construção. A cada quarteirão, há alguma obra em andamento em Cerejeiras: a reforma de uma casa, uma edificação partindo da base, a ampliação de uma residência...
 
O cenário traçado acima encontra confirmação entre os profissionais da construção civil no município.
 
Ao FOLHA DO SUL ONLINE, o pedreiro Janis Valadão afirma que não está dando conta da demanda de obras no município. “Trabalhei dois meses seguidos, sem parar sábado e domingo”, diz.
 
O pedreiro cerejeirense revela também que a demanda de serviços começou a ficar mais forte ainda em plena pandemia. “De julho para cá a procura pelos meus serviços aumentou muito”, diz.
 
O engenheiro civil Maycon Rodrigues, que acompanha várias obras no município, também confirma o aquecimento do setor em Cerejeiras. “Tenho visto um aumento do número de construção de casas comerciais, ou seja, aquelas destinadas para aluguéis, como as quitinetes. Também há muitas construções de salões comerciais, como de lojas e mercados”, disse o engenheiro.
 
O “CICLO DA CONSTRUÇÃO CIVIL”
Na região Norte, a construção civil tem um ciclo que se repete a cada ano.
 
O “ciclo da construção civil”, como é chamado, funciona da seguinte forma: na época das estiagens, de maio a outubro, começam-se muitas construções e novas obras, pois as poucas chuvas não atrapalham a atividade dos pedreiros e serventes.
 
Já na época das chuvas, de novembro a março, é o período em que raramente se começa novas obras, mas há uma demanda pelos serviços de acabamento – aquelas obras que começaram no período da estiagem no ano anterior e estão agora em fase de conclusão.
 
Apesar de estar na época do aumento das construções, neste ano a quantidade de obras está sendo maior, segundo os profissionais ouvidos pela reportagem. Ou seja, o aumento deste ano é proporcionalmente maior ao crescimento normal no período do “ciclo da construção civil” dos anos anteriores.
 
A foto que ilustra esta reportagem é da construção de uma clínica médica em Cerejeiras. A obra, bancada por um grupo empresarial de Vilhena, vem sendo erguida na Avenida das Nações, quase na esquina com a Avenida São Paulo.
 
 
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.