Visitas 41457457 - Online 232

Quarta-feira, 23 de Setembro de 2020

Geral

16/07/2020 09:56:00

PF cumpre mandados e prende um em RO por venda de produtos para emagrecimento que podem causar dependência química

 
Ação conjunta da PF e do MP levou à investigação de associação criminosa
 
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16/07/2020), a denominada OPERAÇÃO MUTARE, visando desarticular associação criminosa voltada para a prática de crimes contra a saúde pública.
 
A investigação aponta que o grupo era responsável por vender produtos destinados ao emagrecimento como se fossem suplemento alimentar, contendo apenas produtos de origem natural em sua fórmula. Ocorre que, após a perícia, verificou-se que tais produtos eram adulterados, sendo constatada a presença de substâncias que podem causar dependência e que constam da lista de produtos controlados da ANVISA. 
 
A ação decorre de trabalho conjunto da Polícia Federal e Ministério Público Estadual de Rondônia, que resultou no cumprimento de 04 (quatro) mandados de busca e apreensão e 1 (um) de prisão preventiva, todos expedidos pela 1ª Vara Criminal em Porto Velho/RO, e cumpridos na capital. Os valores arrecadados com as vendas dos produtos somam mais de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) em um ano.
 
Os investigados serão ouvidos na Superintendência da PF em Porto Velho/RO e responderão pelos crimes de associação criminosa e venda de produto adulterado destinado a fins terapêuticos e medicinais (artigos 273 e 288, todos do Código Penal).
 
O termo “mutare” refere-se à modificação dos produtos terapêuticos e medicinais e sua consequente comercialização, causando prejuízo fisiológico e financeiro aos consumidores
 




Fonte: Foto ilustrativa
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.