Visitas 129719239 - Online 371

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Policial

01/07/2020 09:56:00

Polícia Civil alerta sobre golpe que já fez vítimas em Vilhena e orienta população como não cair na fraude

 
O golpe do motoboy já foi tema de reportagem do Fantástico

 
Em matéria publicada no site oficial do Governo do Estado de Rondônia o delegado Swami Otto, chefe do Núcleo de Combate às Defraudações da polícia Civil de Rondônia falou sobre a onda de golpes que vêem sendo cometidos neste período de pandemia. Segundo ele um dos crimes mais atuais no país neste período tem sido o golpe do falso motoboy. “Alguns bancos já começaram a reclamar sobre isso e a própria Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também já emitiu alguns alertas”, conta.
 
O golpe do falso motoboy já foi matéria no Fantástico, programa da Rede Globo que vai ao ar aos domingos. O golpe já fez vítimas em Vilhena. Na semana passada três pessoas registraram ocorrências na Unisp de Vilhena denunciando o golpe. Uma delas perdeu quase R$ 9 mil.
 
Segundo o delegado, os criminosos buscam as informações através de engenharia social ou outras formas de obterem esses dados, identificando a potencial vítima. “Muitas vezes as vítimas são idosos, que têm a tendência a terem um grau de confiança maior nas pessoas”, declara.
 
O contato é feito por telefone, antes da ação direta. “Eles ligam e dizem para a vítima que o cartão pode ter sido clonado e que precisa ser feita a substituição desse cartão. Convencem a pessoa, principalmente as que são do grupo de risco como os idosos, de que para facilitar, e a pessoa não ter que se deslocar, vão enviar um motoboy representante do banco para buscar o cartão”.
 
Swami diz que, ao chegar na residência da vítima, o criminoso solicita senha e outras informações, e recomenda que o cartão seja cortado ao meio. “O problema é que no momento em que ele corta o cartão, ele não corta o chip, e isso pode ser aproveitado. Neste caso, ele tem posse dos dados da vítima, a senha e o chip do cartão. Com isso ele consegue fazer movimentações financeiras e o que quiser usando os dados do cartão”.
 
RECOMENDAÇÕES
 
O delegado orienta que é necessário desconfiar de contatos que não sejam realizados por um canal oficial do banco. “O ideal é que toda pessoa conheça o seu gerente e tenha o telefone para que em qualquer situação semelhante, possa tirar a dúvida diretamente com esse representante da instituição financeira. O banco só faz contato com os clientes por telefones oficiais, na maioria das vezes, números de telefones fixos, de uma central telefônica”.
 
Um detalhe que Swami destaca como importante é que, durante um contato com algum representante do banco, a senha nunca será solicitada a ser dita, apenas digitada. “Por exemplo, quando você recebe um e-mail de um domínio diferente deve ficar atento. A sua senha nunca deve ser fornecida. Não acesse ou clique em algum link enviado por e-mail, mensagem de SMS ou WhatsApp. O banco jamais vai mandar um motoboy até você”.
 
Caso haja suspeita de clonagem do cartão, o delegado explica ainda que a pessoa deve, ela mesma, fazer a inutilização do cartão, sempre quebrando o chip. “É muito importante esse alerta e orientação à população, para que as pessoas não caiam nesse tipo de golpe”, conclui.
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Rogério Perucci / Secom - Governo de Rondônia

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.