Visitas 41511644 - Online 204

Quinta-feira, 24 de Setembro de 2020

Tecnologia

24/03/2020 09:27:00

VÍDEO: Unesc e IFRO instalam, em Vilhena, estação meteorológica desenvolvida por acadêmicos das duas entidades

 
Dados obtidos poderão ser usados na agricultura
 
Após meses de estudos entre acadêmicos dos cursos de Engenharia da Computação, e Engenharia Ambiental da Unesc de Vilhena, em parceria com alunos do curso de Análise de Sistemas do Instituto Federal de Rondônia – IFRO, supervisionados por professores especializados, a primeira estação meteorológica foi instalada no Campus da UNESC na cidade, na tarde de sexta-feira (13).
 
Na semana passada foram feitos os últimos testes com a estação, que promete fazer monitoramento do clima de Vilhena, relacionado à temperatura, umidade do ar, e, futuramente, outros recursos que poderão ser acoplados ao equipamento.
 
Segundo o coordenador do projeto no IFRO, professor Roberto Simplício Guimarães, a estação é um grande avanço para as duas instituições e para Vilhena, porque consiste em uma tecnologia de baixo custo com a capacidade de resultados obtidos por equipamentos mais caros que contribuirão com o desenvolvimento de áreas como a agricultura de pequeno porte.
 
Todos os dados captados pela estação serão compilados na plataforma Arduino, que transforma em informações úteis ao monitoramento do meio ambiente.
 
A professora Calina Barros, coordenadora do projeto na Unesc, está empolgada com a ideia e diz que a estação é uma grande fonte de estudo e conhecimento para os acadêmicos de todos os cursos envolvidos.
 
A próxima etapa do projeto é a instalação da segunda estação no IFRO. Há uma iniciativa no sentido de firmar parceria também com a Unir de Vilhena para formar um triângulo geográfico para completar a cobertura da área urbana da cidade.
 
Clique abaixo e assista o vídeo.
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.