Visitas 70263462 - Online 213

Domingo, 05 de Dezembro de 2021

Educação

17/11/2021 18:30:00

Adolescente do projeto Brigada Juvenil, de Pimenteiras do Oeste, visitam Corpo de Bombeiros de Vilhena e fazem treinamento na selva

 
O treinamento incluiu desde montar acampamento, à primeiros socorros em local inóspito e incursão em rio
 
Neste final de semana um grupo de 15 adolescentes que integra a Brigada Juvenil de Pimenteira do Oeste esteve em Vilhena para um “dia de selva”, evento que coloca a prova o que os jovens aprenderam ao logo do período de instrução.
 
Conforme relatou ao Folha do Sul Online Vandercleia Torres, coordenadora geral e pedagógica do Projeto Brigada Jovem, desenvolvido pela Alpha Assessoria, que atua na formação de Bombeiros Civis, esse grupo que veio à Vilhena é o primeiro que se forma em Pimenteiras do Oeste.
 
Na visita deste final de semana, os adolescentes visitaram no sábado, 13, a Faculdade Fimca aonde puderam conhecer os laboratórios dos cursos de Fisioterapia, Odontologia e Farmácia.
 
Já pela manhã do domino, os jovens brigadistas conheceram a sede do 3º Grupamento de Bombeiro Militar, e lá tiveram contato com os equipamentos de combate a incêndio, socorro em altura, desencarceramento e outros equipamentos e técnicas que enriqueceram o conhecimento dos adolescentes.
 
Já no período da tarde, o grupo enfrentou uma marcha de 10 km até o local da prova aonde chegaram pouco depois das 18 horas.
 
“Assim que chegamos a mata, o primeiro passo foi montar o acampamento, depois fazer a fogueira e preparar a refeição. Depois de alimentados eles partiram para a primeira instrução que foi adaptação ao ambiente”, explicou a coordenadora que citou que os alunos tiveram aulas teóricas de primeiros socorros em ambiente inóspito, e logo em seguida um treinamento prático, antes de retornar ao acampamento para o descanso já próximo da meia noite.  
 
No outro dia, as atividades começaram bem cedo. Às 05 horas, o toque da corneta acordou o grupo. Dentre as atividades do dia, pista de TFM, incurso em rio, tirolesa, confecção de armadilha e como identificar quais folha e frutas que podem ser consumidas.
 
“E para finalizar o domingo, tivemos um treinamento de combate a incêndio, na qual eles não puderam usar os equipamentos comumente usados no dia-a-dia, mas sim se adaptar e usar o que o ambiente oferece”, explicou a coordenadora que comemorou Projeto em Pimenteiras do Oeste.
 
O curso está com inscrições abertas para a formação de uma nova turma, tanto em Vilhena quanto em Pimenteiras do Oeste. Informações podem ser obtidas presencialmente na sede da Alpha Assessoria, na Avenida XV de Novembro 3595, Centro de Vilhena, próximo a delegacia da Polícia Federal, ou pelo celular e WhatsApp (69) 98467-0177. “Em Pimenteiras os interessados podem procurar a Rosi Silva, lá na Papelaria Eldorado”, pontuou a coordenadora que aproveitou para agradecer a Secretaria Municipal de Educação de Pimenteiras do Oeste que providenciou um ônibus para que o grupo pudesse vir à Vilhena.     
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Rogério Perucci

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.