Visitas 128083501 - Online 243

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cotidiano

19/01/2021 13:01:00

Além de já combater violência e prevenir crimes, videomonitoramento agora evita pontos de aglomeração em Cerejeiras

 
Sistema foi implantado com recursos doados pela Sicoob Credisul em 2018
 
O sistema de videomonitoramento de Cerejeiras, que já auxilia no combate à violência e a prevenir crimes na cidade , agora ajuda também a salvar vidas durante a pandemia do novo Coronavírus.
 
Pelas seis câmeras do sistema (todas funcionam), os policiais militares conseguem acompanhar, pela torre de controle no quartel da PM, os pontos críticos de aglomeração na cidade – incluindo as duas únicas praças públicas de Cerejeiras: a Praça dos Pioneiros e a Praça da Bíblica.
 
“Se identificarmos alguma aglomeração, imediatamente descolamos uma viatura para o local para resolver a situação. O videomonitoramento é uma ferramenta muito útil nesta autuação”, diz o 1º tenente Alex Silvino Toledo, comandante da PM em Cerejeiras.
 
Por saber que estão sendo monitoramos por vídeo, muitas das pessoas que estão nas aglomerações acabam evitando esses locais, segundo os policiais ouvidos pela reportagem.
 
O projeto de videomonitoramento, inaugurado em julho de 2018, foi financiado pela cooperativa financeira Sicoob Credisul, com apoio da Prefeitura de Cerejeiras, que implantou a iniciativa, e da Associação Empresarial de Cerejeiras (ACIC), que fez o planejamento do projeto.
 
A iniciativa foi realizada por meio de um modelo de parceria público-privada, e contou com o acompanhamento da Câmara Municipal e da Polícia Militar, dentre outras instituições locais, que auxiliaram com ideias e sugestões para o projeto. O investimento total foi de cerca de R$ 400 mil, em valores da época.
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.