Visitas 128174613 - Online 290

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Arte e Cultura

25/03/2021 16:53:00

Aos 12 anos, vilhenense ganha bolsa integral para estudar dança clássica numa das mais prestigiadas escolas de ballet do mundo

 
“Eu sei que eu me esforcei pra chegar lá e estou quase explodindo de alegria”
 
Aos 12 anos de idade, a pequena vilhenense Thaiza Roberta Lima de Zorzi foi aprovada para estudar dança clássica na Escola de Teatro Bolshoi no Brasil. A escola, que fica na cidade de Joinville-SC, é a única do Ballet Bolshoi fora da Rússia.
 
“Todos os anos eles fazem essa seleção, na qual se inscrevem pessoas principalmente do Brasil, mas também da América do Sul inteira”, disse a professora Dy Carrilho, da Petit Pas Studio de Danse, onde Thaiza tinha aulas de balé.
 
Foi a professora quem inscreveu a bailarina para a seletiva. “Como eu estava inscrita no site da Ballet Bolshoi para participar de um curso,  recebi um e-mail anunciando a abertura do edital. Aí eu escrevi a Tatá, porque ela tem um potencial absurdo”, disse a professora. 
 
Dy Carrilho contou que a primeira etapa foi feita por meio de vídeo enviado à escola. Os critérios para produção do vídeo foram definidos pela escola, que orienta desde a cor da roupa a ser usada pela candidata, até as posições da dança que ela deve desenvolver.
 
Aprovada na primeira etapa, Thaiza e a mãe, Rosimar Felix Lima, foram para Joinville para as fases seguintes, que aconteceram nos dias 18 e 19 de março. “Uma dessas fases é a fase médica e fisioterapêutica, que vai ver se ela tem algum problema articular, algo que a impeça de evoluir da forma que eles precisam para ela se tornar profissional, e se ela tem mobilidade maior do que a demonstrada no vídeo enviado na primeira etapa”, explicou Carrilho antes de concluir: “A terceira fase é um compilado de avaliação. A principal é a questão artística. Se ela interpreta, se tem ritmo. Mas, também tem prova oral pra saber como ela se expressa, tem prova escrita e uma prova cognitiva”.
 
Thaiza foi aprovada e já inicia os estudos em 19 de abril. “Ela recebeu uma bolsa integral de estudos de dança profissionalizante, ou seja, o aluno pode seguir carreira de bailarino profissional, também pode seguir carreira de professor ou de coreógrafo. Tem um mundo de opções”, disse Carrilho.
 
Tímida, a futura bailarina expressou poucas palavras para definir como se sente. “Eu sei que eu me esforcei pra chegar lá e estou quase explodindo de alegria”, confessou.
 
A professora, que sempre destacou o potencial da pequena aluna, revelou a principal qualidade de Thaiza. “O que mais se destaca na Thaiza é o que eu percebo que mais falta nos adolescentes e pré-adolescentes que é a disposição em aceitar a correção, a crítica. Não se sentir chateada, e sim lisonjeada por ser corrigida. E isso ela tem muito. Eu disse pra ela que isso vai ser o diferencial na vida dela. De perceber uma correção e uma crítica construtiva como algo que ela precisa melhorar e que aquela pessoa que a está corrigindo está fazendo  porque vê potencial nela e ver que ela pode melhorar”, destacou.
 
 
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Rogério Perucci

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.