Visitas 128174186 - Online 264

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

06/04/2021 16:50:00

Após pedido de CPI para investigar Saúde na Pandemia ser protocolado na Câmara, vereadores negam intenção de cassar prefeito

 
Parlamentares dizem que querem apenas dar transparência a uso de recursos
 
Encabeçado pelo vereador Samir Ali (Podemos) o Requerimento nº 012/2021, que pede a constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades do Executivo Municipal nas ações de enfrentamento à Covid-19 foi lida durante a sessão ordinária de hoje da Câmara Municipal e Vilhena.
 
Na pauta apenas para leitura, o requerimento não passou despercebido e foi tema da fala de alguns vereadores. Um deles o próprio Samir Ali. “Eu não ia falar sobre esse requerimento de abertura de CPI, hoje é só leitura. Mas, eu resolvi falar para passar alguns esclarecimentos à população da nossa cidade. A CPI não se trata de um ato político. Ela não se trata de algo contra o prefeito de Vilhena ou contra o secretário de Saúde”, declarou antes de continuar: “A CPI que eu quero se trata única e exclusivamente de levar transparência à população de Vilhena. É fazer com que a população de Vilhena saiba de fato onde tá o recurso. Se o recurso que veio pra nossa cidade está sendo bem aplicado. Se esse recurso que foi encaminhado pra Vilhena está chegando em forma de qualidade de serviço público para a população. Não é, de forma, alguma um ato político”.
 
O vereador disse ainda que acredita que a instauração de uma CPI não irá trazer nenhum prejuízo político, nem financeiro à cidade de Vilhena. “Eu peço, de coração, que essa Casa possa abrir essa CPI, e que nós possamos levar transparência à sociedade; que nós possamos, dessa forma,  contribuir com o funcionamento da saúde pública de Vilhena”.    
 
Outra que se pronunciou sobre o pedido de abertura de CPI foi a vereadora pelo Avante, Clérida Alves. Ela confirmou que também assina o requerimento e reforçou que tem o compromisso pela transparência, tanto do Legislativo quanto do Executivo. “Eu sou muito mulher, e vou manter a minha assinatura nesse requerimento. Essa comissão não é pra cassar ninguém, e muito menos para travar a pauta dessa Casa ou os recursos destinados à saúde. Muito pelo contrário, a investigação é para dar transparência e lisura aos recursos já recebidos. Essa CPI é para apurar várias denúncias que têm chegado até mim, e acredito que também tenham chegado até os demais vereadores”, ponderou.
 
Também o vereador Dhonatan Pagani (PSDB) tratou do tema e esclareceu que CPI não cassa ninguém. “Nós temos que separar dois institutos que é a CPI, que é a comissão parlamentar de inquérito; e a CP – Comissão Processante. Rotulam a CPI de que ela é feita para cassar. Não! Ela é feita pra fiscalizar. Ela é um instrumento legislativo que dá mais força ao Poder Legislativo para que ele possa realizar suas diligências e fiscalizações”, ponderou antes de continuar: “Para cassar precisa de um fato muito bem explícito; precisa da votação de dois terços da Casa; precisa de um processo muito denso; e esse não é o motivo da CPI. Se esse é o motivo de alguém, esse não é o meu motivo”.
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Rogério Perucci

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.