Visitas 69709632 - Online 203

Domingo, 28 de Novembro de 2021

Cotidiano

30/09/2021 09:46:00

Com baixa vazão de rio, moradores enfrentam racionamento de água e se revoltam nas redes sociais em Cerejeiras; Caerd emite nota

 
Escola teve que dispensar alunos na tarde de ontem por falta d’água
 
Nesta semana, os moradores de Cerejeiras estão convivendo com o drama de não ter água nas torneiras de casa. O problema foi registrado em vários pontos da cidade ontem e hoje. Em alguns lugares, falta água. Em outros, ela vem com pouca pressão. E os moradores se revoltam nas redes sociais.
 
O racionamento prejudicou também o funcionamento de escolas e empresas, que dependem do fornecimento de água da Caerd. É o caso, por exemplo, da Dimensão, única escola particular do município, que teve que dispensar os alunos na tarde de ontem.
 
Segundo informações apuradas pelo FOLHA DO SUL ONLINE, a razão da falta de água na cidade é que o reservatório da Caerd no Igarapé Branco, popularmente conhecimento como rio Arara, está baixo demais. O problema teria sido provocado pelo tempo seco, que diminui a vazante do rio.
 
A Caerd tem cerca de 3.500 ligações na área urbana de Cerejeiras, que inclui residências e prédios comerciais, industriais e de serviços. Ao todo, estima-se que 10 mil pessoas consumam a água da companhia.
 
Recentemente, muitos estão recorrendo aos poços comuns ao semiartesiano. A própria Caerd já registrou 1.500 desligamentos em sua rede de abastecimento, de consumidores que optaram por essa forma alternativa de obter água.
 
Por dia, a Caerd distribui cerca de 2,5 milhões de litros de água na cidade. O consumo hídrico aumenta no período da estiagem, atingindo até 3 milhões de litros diários.
 
Nesta quinta-feira, 30, a Caerd emitiu uma nota sobre a atual situação de racionamento em Cerejeiras.
 
Veja, abaixo, a nota da companhia.
 
Cerejeiras – 30/09/2021 – Comunicado a população
 
A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD) comunica aos seus clientes residentes no município de Cerejeiras que, a população evite lavar veículos, calçadas e outros gastos desnecessários no momento.
 
Ressaltamos que nesta época do ano ocorre o rebaixamento natural do nível dos rios, devido ao rigor do verão na região amazônica,  que aliado ao alto consumo de água nesta época, já está afetando a distribuição de água no município.
 
Neste sentido, visando evitar ainda mais o comprometimento do fornecimento de água, a Caerd está solicitando o apoio da população de Cerejeiras, para economizar e controlar o uso da água para evitar o racionamento.
 
Desde já, agradecemos a compreensão de todos.
 
Assessoria de Comunicação da Caerd
 
 




Fonte: Foto: Nayury Ferreira
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.